Prossegue discussão na CPI do Cachoeira sem leitura do relatório



Depois de mais de duas horas de discussão entre os parlamentares, o relator Odair Cunha (PT-MG) ainda não conseguiu iniciar a leitura de seu relatório relativo às investigações da CPI do Cachoeira. O deputado deve ler um sumário executivo (resumo) do documento, que contém 4.802 páginas em cinco volumes, sem contar os anexos.
O relatório é dividido em oito partes, que tratam, por exemplo, das propostas legislativas da comissão, das ramificações da organização de Carlos Cachoeira,nos meios de comunicação e do financiamento da organização criminosa. Grande parte também é dedicada aos indiciamentos. São 46 no total, entre eles, o de Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta, do ex-senador Demóstenes Torres e do próprio Cachoeira. Também foram indiciados cinco jornalistas, entre os quais, Policarpo Júnior, da revista Veja.
Um pedido de vista coletivo já foi apresentado, abrindo-se prazo de cinco dias úteis para que os parlamentares analisem a matéria, conforme Regimento Interno do Senado. Com isso, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) já convocou nova reunião para a próxima quarta-feira.
Na abertura da reunião, diversos senadores e deputados se manifestaram para criticar o relatório, assim com o vazamento de parte dele para a imprensa. Houve também quem pedisse a suspensão da leitura e a prorrogação dos trabalhos diante da soltura do contraventor Carlos Cachoeira.
- Nós não investigamos o que deveríamos investigar. Relatório é um instrumento de perseguição politico-partidária. PT versus PSDB. Não podemos encerrar esta cpi com a leitura do relatório. A soltura do Cachoeira inviabiliza a leitura deste relatório. Agora vamos jogar o abacaxi para o Ministério Público, mas o bode vai ficar fedendo dentro da sala. Não podemos ler o relatório com este fato novo - afirmou Pedro Taques.



21/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana prossegue a leitura do relatório de Jefferson Péres

COMISSÃO DE ORÇAMENTO PROSSEGUE DISCUSSÃO DO RELATÓRIO FINAL

CPI do Cachoeira adia leitura do relatório final

Começa reunião para leitura do relatório da CPI do Cachoeira

Leitura de relatório da CPI do Cachoeira é suspensa logo após ser iniciada

CPI do Cachoeira volta a se reunir dia 20 para leitura de relatório final