Proteção à adolescência poderá ser incluída entre os direitos sociais na Constituição
A lista de direitos sociais previstos na Constituição, que inclui o direito à educação, a previdência social, e a proteção à maternidade e à infância, poderá ganhar mais um item: a proteção à adolescência. É o que propõe o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) em Proposta de Emenda à Constituição (PEC 70/2011) apresentada durante o recesso parlamentar.
A PEC, se aprovada, alterará o artigo 6º da Constituição, que passará a mencionar a proteção à adolescência. Em sua justificação, Paulo Bauer afirma que a proposta preenche uma lacuna da Carta Magna, cujo texto ampliou a proteção social em muitos aspectos e estabeleceu várias obrigações do Estado para crianças e adolescentes, mas deixou de incluir esse direito específico.
O senador lembrou também que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), que regulamenta os dispositivos constitucionais de proteção a esses cidadãos, traz uma definição objetiva diferenciando "criança" de "adolescente", enquanto o artigo 6º da Constituição não menciona a adolescência. "Essa omissão precisa ser corrigida, sob pena da incoerência das garantias previstas nos demais dispositivos constitucionais", declara Paulo Bauer.
A proposta será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação do relator.
20/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Proteção da adolescência pode ser incluída no rol de direitos sociais da Constituição
PEC inclui alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição
Prioridade aos idosos poderá ser incluída na Constituição
Acesso à água potável e ao saneamento básico pode ser incluído entre os Direitos Sociais da Constituição
Suplicy diz que Constituição de 1988 ampliou direitos sociais
Valter Pereira: Constituição de 88 elevou status de direitos sociais a mandamento constitucional