Protesto contra vetos presidenciais adia decisão da CRE sobre embaixadores
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) adiou para a próxima semana a votação de mensagens presidenciais com a indicação de Maria Laura da Rocha para o cargo de delegada permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e de Mário Vilalva para embaixador do Brasil em Portugal. O adiamento se deu em razão de pedido de vista por parte de senadores da oposição
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) explicou que o pedido de vista não teve qualquer relação com o mérito das indicações do presidente da República. A decisão, disse ele, foi apenas um ato de protesto dos partidos de oposição contra vetos aplicados pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva a matérias aprovadas pelo Congresso Nacional, tais como o fim do fator previdenciário ou a concessão de subsídios para o setor sucroalcooleiro.
- O ato que vou praticar agora [o pedido de vista] não tem nada contra a indicação dos embaixadores, é apenas um ato político. Peço vistas dos dois processos, porque não há como continuarmos submetidos aos vetos presidenciais - justificou Flexa Ribeiro.
Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Heráclito Fortes (DEM-PI) também apoiaram o pedido de vista. As indicações deverão ser apreciadas na próxima semana pela CRE.
16/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso adia análise de vetos presidenciais
Congresso adia leitura de vetos presidenciais
Congresso adia sessão para análise de vetos presidenciais
CRE aprova moção de protesto contra decisão de Bush sobre Kyoto
Congresso adia para 2013 sessão para apreciar vetos presidenciais
Trabalhadores em educação levam a Tebet protesto contra vetos a plano para o setor