Prova vai avaliar alfabetização no ensino fundamental
Alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental participam nesta semana de uma nova avaliação que pretende detectar o nível de alfabetização das crianças que completaram os três primeiros anos desse nível de ensino. A Prova ABC é uma iniciativa do Movimento Todos pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
As avaliações oficiais existentes hoje no País medem o desempenho dos alunos a partir do 5° ano do ensino fundamental. Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscilla Cruz, é importante que o Brasil implemente um instrumento para medir a alfabetização dos alunos mais novos, de forma que as políticas públicas possam ser corrigidas a tempo.
“Se você não tem uma criança alfabetizada plenamente até os oito anos de idade, o aprendizado a que ela tem direito no futuro não ocorrerá. O instrumento inicial de compreensão do mundo é a alfabetização”, afirma.
Foram selecionados 6 mil alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do País para participar da prova. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho.
Desde 2008 o Ministério da Educação envia às escolas públicas do País a Provinha Brasil, um teste aplicado pelos próprios professores a alunos do 2° ano do ensino fundamental. Os resultados não são divulgados e servem apenas como diagnóstico para os educadores avaliarem o nível de aprendizagem dos estudantes. Priscilla acredita que é necessária uma prova externa e que cubra todo o País.
“Avaliação não é para punir ninguém, mas um instrumento para garantir a qualidade. O direito de aprender está na Constituição Federal, mas como a sociedade pode exigir se não há uma avaliação externa que diga se elas estão aprendendo ou não?”, pergunta.
Em 2008, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabiam ler nem escrever. Desse total, 84,5% frequentavam a escola.
Fonte:
Agência Brasil
30/03/2011 11:19
Artigos Relacionados
Inep aplica prova para quem ainda não concluiu o Ensino Fundamental
Provinha Brasil vai avaliar nível de alfabetização de quase 7 milhões de crianças
Prova ABC vai criar índice para ciclo de alfabetização
Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental
Tião Viana propõe prova periódica para avaliar médicos
Escolas focam mais na alfabetização que no ensino da matemática, diz secretária do MEC