PSDB comemora vencimento de MP que abre crédito extraordinário para o Governo



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), encaminhou nota à imprensa nesta sexta-feira (7) comunicando que no sábado (8) vence, por decurso de prazo, a Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 3.256.764.118,00 em favor de vários órgãos do Poder Executivo (MP 395/07).

Na nota, Virgílio afirma que a derrubada da MP é uma vitória dos partidos de oposição, que se posicionaram contra a votação da matéria, por representar, segundo eles, "uma clara violação da Constituição federal. O senador referia-se ao artigo 167 da Carta Magna, pelo qual crédito extraordinário somente pode ser aberto "para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública".

"A abertura desse vultoso crédito extraordinário não preencheu nenhuma das duas condições, razão pela qual, além de obstruir a votação da medida provisória, o PSDB ingressou com Adin [Ação Direta de Inconstitucionalidade] no Supremo Tribunal Federal [STF], no último dia 4, para que seja declarada a sua inconstitucionalidade", explica Arthur Virgílio.

Ainda na nota, o líder do PSDB lembra que, na prática, nem o decurso de prazo e nem a Adin desfazem os efeitos da MP, pois - explica - o Governo libera os recursos imediatamente após a edição desse tipo de ato.

"Mas, num momento em que o ministro do Planejamento ameaça "inundar o Congresso com enxurrada de medidas provisórias abrindo créditos extraordinários, fica a advertência de que as oposições não mais tolerarão quaisquer afrontas à Constituição", adverte Arthur Virgílio.



07/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado recebe MP que abre crédito extraordinário para o Fies

Senado aprova MP que abre crédito extraordinário para projetos do PAC

Senado aprova MP que abre crédito extraordinário para Hemobrás

Aprovada MP que abre crédito extraordinário para ministérios combaterem gripe A

Congresso recebe MP que abre crédito extraordinário para financiamento estudantil

Aprovada MP que abre crédito extraordinário para rodovias e obras de saneamento