PSDB pede afastamento de Renan da Presidência do Senado
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), anunciouem entrevista após reunião da qual participaram diversos senadores e deputados do PSDB, na manhã desta terça-feira (3), que o partido considera que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deve afastar-se da Presidência da Casa enquanto durar o processo a que responde no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Renan é acusado de ter tido despesas pessoais pagas por um funcionário de uma empreiteira.
Arthur Virgílio ressaltou que o PSDB jamais deixou de cobrar dois pontos: a ampla defesa a que todo acusado tem direito -princípio fundamental da democracia - e a ampla e completa investigação de todos os indícios e provas do processo. Ele disse que apresentará essa decisão do seu partido na tribuna do Senado ainda na tarde desta terça-feira.
Já o presidente do partido, senador Tasso Jereissati (CE), afirmou, também em entrevista ao sair da reunião do PSDB, que o afastamento do senador Renan Calheiros da Presidência do Senado "é fundamental para a credibilidade e a dignidade desta Casa".
- O processo só vai ficar limpo e só vai ficar transparente quando o Renan se afastar. Depois de todas essas manobras e articulações, Renan perdeu qualquer credibilidade para ficar à frente da Presidência do Senado, enquanto durar esse processo - declarou o presidente do PSDB.
Tasso disse que "mais grave do que a questão do gado são as manobras feitas aqui dentro, porque estão tirando a credibilidade de toda uma instituição histórica e fundamental para a democracia deste país". Além, disso, como ressaltou o presidente do PSDB, essa situação coloca em xequea história política e a credibilidade de cada um dos membros do Senado.
03/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio pede afastamento de Renan da Presidência do Senado
Arthur Virgílio pede afastamento de Renan da Presidência do Senad
Arthur Virgílio volta a pedir afastamento de Renan da Presidência do Senado
Líder do PSDB pede afastamento de Agaciel da Diretoria-Geral do Senado
Frente suprapartidária exige afastamento de Renan da Presidência
Agripino pede que Renan se licencie da Presidência do Senado