PSOL protocola representação contra Joaquim Roriz



A presidenta nacional do PSOL, ex-senadora Heloísa Helena, protocolou no início da tarde desta quinta-feira (28), na Secretaria Geral da Mesa, uma representação para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar investigue o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) por quebra de decoro parlamentar. O pedido do partido baseou-se em uma escuta telefônica divulgada pela imprensa em que Roriz, ex-governador do Distrito Federal, aparece supostamente discutindo a partilha de R$ 2,2 milhões com o ex-presidente do Banco de Brasília Tarcísio Franklin de Moura, preso na Operação Aquarela, realizada conjuntamente pela Polícia Civil, Receita Federal e Ministério Público Federal do Distrito Federal e Territórios para apurar a formação de uma quadrilha que tinha por objetivo desviar recursos do banco.

VEJA MAIS

Segundo Heloisa Helena, são denúncias gravíssimas que indicam crime contra a administração pública, e o Senado tem que ter sensibilidade para ouvir os apelos da sociedade.

- Qualquer cidadão brasileiro que não aceita conluio quer explicações sobre esse caso - afirmou a ex-senadora.

Heloisa Helena também se referiu à outra representação do PSOL para que o conselho verifique se houve quebra de decoro parlamentar por parte do presidente do Senado, Renan Calheiros. O partido baseou-se em matéria publicada pela revista Veja segundo a qualRenan tinha parte de suas despesas particulares pagas pelo funcionário da Mendes Júnior Cláudio Gontijo.

- Existem indícios relevantes de quebra de decoro parlamentar por abuso dos dois senadores e isso pode caracterizar quebra de decoro parlamentar. Mas, se estamos solicitando procedimento investigatório, é também para garantir o direito de defesa a que eles têm direito - concluiu a presidente nacional do PSOL.

O senador José Nery (PSOL-PA), membro do Conselho de Ética, espera que a representação do PSOL seja encaminhada pela Secretaria Geral da Mesa ao colegiado o mais rápido possível.

- Espero que o conselho atue com isenção e transparência e cumpra suas atribuições como determina o regimento interno da Casa - afirmou Nery.

Já o presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), afirmou que ainda não recebeu cópia da representação contra Joaquim Roriz, mas garantiu que o colegiado " vai adotar o procedimento que o regimento interno da Casa recomenda".

Manifestação

O PSOL promoveu nesta quinta-feira (28) uma manifestação em frente ao Congresso Nacional pedindo a apuração das denúncias contra os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Joaquim Roriz (PMDB-DF). Os integrantes do partido também deram início a um abaixo-assinado pedindo a investigação. O senador José Nery (PSOL-PA), único representante do partido no Senado, também participou da manifestação, ao lado da ex-senadora e presidente do partido, Heloísa Helena, e dos deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (PSOL-RS) e Ivan Valente (PSOL-SP).



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSOL protocola nesta quinta pedido de investigação sobre denúncias contra Roriz

PSOL protocola representação contra Sarney e Renan

PSOL protocola nova representação contra Renan

PSOL protocola nova representação contra José Sarney

PSOL protocola sua segunda representação contra José Sarney

PSOL protocola representações contra Sarney e Renan