PT aceita relatoria da CPI dos Cartões Corporativos



Após reunião realizada na manhã desta terça-feira (4) no Palácio do Planalto, o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), anunciou em entrevista que o partido decidiu aceitar a relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos cartões corporativos . A bancada do PT vinha pedindo a presidência da comissão depois que acordo firmado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), cedeu a presidência da CPI Mista ao PSDB.

Além de Rands e de Jucá, participaram da reunião o líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (RS), a líder do governo no Congresso, Roseana Sarney (PMDB-MA), e um representante do ministro das Relações Institucionais, José Múcio.

Rands afirmou que tentou convencer os líderes das bancadas aliadas de que a melhor configuração "para evitar uso político" da CPI Mista seria a presidência da comissão ficar com um parlamentar da base aliada. Mas não conseguiu adeptos para essa estratégia e, assim, passou a corroborar o acordo. Rands agora deseja a instalação da CPI Mista "o mais rápido possível".

- Espero que a comissão faça um bom trabalho investigativo, uma investigação séria. O PT não era intransigente na proposta, apenas queria convencer as bancadas aliadas de que a presidência seria o melhor formato. Mas não conseguiu - afirmou o líder.

Ficam então confirmadas as indicações da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para a presidência da CPI Mista e do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) para a relatoria. De acordo com Rands, os outros deputados petistas que deverão compor a comissão são Paulo Teixeira (SP), Nilson Mourão (AC) e Vignatti (SC).



04/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano aceita presidir CPI dos Cartões Corporativos

Casagrande aceita relatoria do processo contra Renan

Casagrande decide nesta quinta se aceita relatoria e Quintanilha diz que não tem "plano B"

Casagrande decide nesta tarde se aceita relatoria da representação contra Renan Calheiros

Casagrande decide nesta terça se aceita participar da relatoria da segunda representação contra Renan

Começa reunião da CPI dos Cartões Corporativos