Casagrande decide nesta tarde se aceita relatoria da representação contra Renan Calheiros



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) reúne-se ainda na tarde desta quinta-feira (28) com o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), para dizer se aceita o convite para relatar a representação do PSOL que pede a verificação de quebra de decoro parlamentar por parte do presidente do Senado, Renan Calheiros.

VEJA MAIS

Renan Calheiros está sendo investigado com base em denúncia publicada na revista Veja de que teria tido parte de suas despesas pessoais pagas pelo funcionário da Mendes Júnior Cláudio Gontijo.

Em entrevista à imprensa no início desta tarde, Quintanilha afirmou que Casagrande ainda não anunciou se aceitaria o cargo porque é grande a responsabilidade do futuro relator.

- Acho que não há dificuldade nenhuma em aceitar o cargo de relator, mas ele [Casagrande] está se acautelando para o abalizamento do seu trabalho - afirmou Quintanilha.

O novo presidente do Conselho de Ética disse ainda que, se for preciso aprofundar as investigações para o total esclarecimento dos fatos com relação ao caso, esse será o procedimento adotado pelo Conselho de Ética.

Convite

Casagrande foi convidado para a assumir a relatoria nesta quarta (27) à noite porLeomar Quintanilha, que acabara de ser empossado presidente do conselho em substituição a Sibá Machado (PT-AC), que um dia antes havia renunciado ao cargo e também à condição de membro do colegiado.

Se aceitar o convite, Renato Casagrande será o terceiro relator do caso. O primeiro, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), antes de licenciar-se do Senado por motivos de saúde, pediu o arquivamento da representação, alegando falta de provas. Seu substituto, Wellington Salgado (PMDB-MG), que ficou no cargo somente dois dias, renunciou porque, segundo explicou à imprensa, não conseguiu colocar o relatório de Cafeteira em votação.

A próxima reunião do Conselho de Ética está marcada para terça-feira (3), às 18h, quando Quintanilha deverá apresentar um novo cronograma de trabalho.



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande decide nesta terça se aceita participar da relatoria da segunda representação contra Renan

Casagrande decide nesta quinta se aceita relatoria e Quintanilha diz que não tem "plano B"

Casagrande aceita relatoria do processo contra Renan

Mesa decide enviar ao Conselho de Ética quarta representação contra Renan Calheiros

Mesa decide enviar ao Conselho de Ética nova representação do PSOL contra Renan Calheiros

DEM e PSDB protocolam nesta tarde nova representação contra Renan