Publicadas diretrizes para contratação de transporte de gás natural



O Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (9) a Portaria nº 472, que estabelece as diretrizes para a realização pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de processo de chamada pública para a contratação de capacidade de transporte em gasodutos existentes, a serem construídos ou ampliados. 

O objetivo da chamada pública é identificar os potenciais carregadores e dimensionar a demanda efetiva. As diretrizes contidas na portaria têm como finalidade assegurar publicidade, transparência e acesso a todos os interessados, garantir aos participantes a obtenção de todas as informações necessárias e estabelecer a responsabilidade da ANP nas etapas do processo.

O texto estabelece ainda as situações em que a chamada deverá ser realizada, como acesso ao serviço de transporte firme, em capacidade disponível, e construção de gasoduto novo e ampliação de gasoduto, autorizado ou concedido.

A portaria também define o conteúdo do edital de chamada pública a ser elaborado pela ANP, bem como os procedimentos para os casos em que o ministério determine que a capacidade do gasoduto seja superior àquela identificada na chamada pública.


Fonte:
Ministério de Minas e Energia



09/08/2011 17:26


Artigos Relacionados


Efraim responde a acusações de contratação de funcionários-fantasmas publicadas por 'Veja'

Conselho Nacional aprova diretrizes para ampliar transporte aéreo

PROJETO AUTORIZA USO DE GÁS NATURAL PARA TRANSPORTE DE HORTIFRUTIGRANJEIROS E LEITE

AGU confirma pregão eletrônico para contratação de empresa de transporte

Projeto obriga contratação de escolta especializada para transporte de dinheiro

CCJ discute projeto que trata do transporte de gás natural