Projeto obriga contratação de escolta especializada para transporte de dinheiro



A contratação de escolta especializada com pelo menos dois vigilantes poderá ser tornar obrigatória no transporte intermunicipal de dinheiro, com o objetivo de conter o crescente número de assaltos a carros-fortes. A determinação está prevista em proposta que está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (31).

Para o autor do projeto (PLS 418/05), senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a lei que dispõe sobre segurança em estabelecimentos financeiros (Lei 7.102/83) não prevê escolta quando de deslocamento de valores entre municípios. "A lei não faz qualquer menção à obrigatoriedade de escolta em deslocamentos de longas distâncias, em que os veículos transportadores ficam mais vulneráveis", observa ele. Conforme o senador, "o projeto vem suprir essa falta e contribuir para que ações criminosas desse tipo não voltem a acontecer".

Ao apresentar voto favorável ao projeto, que tramita na CCJ em caráter terminativo, o relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), argumentou que a proposta vai evitar a ocorrência de novos assaltos dessa natureza por falta de estratégia e de segurança para o transporte de numerários e valores em longas distâncias.

"Estamos convencidos de que a escolta obrigatória em caso de transporte intermunicipal de numerário desestimulará a atuação do crime organizado e, por conseguinte, o seu funcionamento", afirmou Valadares.



29/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS deverá votar projeto que obriga SUS a fornecer transporte para pacientes

Aprovado projeto que obriga contratação de farmacêutico em unidades do SUS

CAE vota projeto que obriga contratação de seguro de responsabilidade civil por corretores

Projeto obriga transporte de crianças no banco traseiro

CMA aprova projeto que obriga instalação de lixeiras no transporte coletivo

CAS vota projeto que obriga o SUS a cobrir despesas com transporte e estada de pacientes