Público faz fila por autógrafo de Sérgio Cabral na Bienal do Rio



O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) autografou 3 mil exemplares do livro Os Direitos da Terceira Idade, que lançou nesta quinta-feira (22) na 11ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O público, composto em sua grande maioria por idosos, fez uma longa fila para receber a publicação no estande que o Senado Federal montou no evento.

De acordo com o livro, o Brasil possui 15,4 milhões de idosos, o que corresponde a 8,8% da população. Esse percentual sobe para 11% no estado do Rio de Janeiro e para 13,2% na capital. O senador, presidente da Subcomissão Permanente do Idoso, acredita que muito deve ser feito pela terceira idade, especialmente nas áreas da previdência e da saúde.

O livro, de 102 páginas, traz o projeto de lei nº 20, de 2003, de autoria do senador, conhecido como Estatuto do Idoso. Na proposta, Sérgio Cabral sugere que os direitos dos cidadãos da terceira idade e as obrigações do Estado e da família com os idosos sejam identificados e respeitados.

- Os idosos são vítimas da falta de uma política pública voltada para eles, lacuna que o Estatuto do Idoso tem o objetivo de preencher. Enquanto não houver uma ação efetiva, continuarão sendo os idosos os mais atingidos pela violência, pelo desrespeito e pelo preconceito - afirma o senador.

A publicação reúne ainda leis aprovadas a partir de propostas do senador que asseguram benefícios e determinam responsabilidades do Estado com relação aos idosos. A lei que isenta aposentados e idosos do pagamento de taxa de incêndio, a que beneficia maiores de 65 anos com descontos especiais em farmácias e a que dá prioridade aos idosos no pagamento, pelo Estado, de precatórios alimentícios podem ser consultadas no livro.

Nesta sexta-feira (23), o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) autografa o livro Atividade Parlamentar 2002/2003 e a 11ª edição da revista Vertente Socialista. No sábado (24), Marcelo Crivella vai apresentar o livro Um Sonho que se Tornou Realidade, sobre trabalho assistencial desenvolvido por ele no Nordeste.



22/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fila de mil pessoas para conseguir autógrafo de Paim na Feira do Livro de Porto Alegre

Sérgio Cabral lança livro na Bienal do Rio

Sérgio Cabral propõe estatuto que garante ao idoso prioridade no atendimento público

Sérgio Cabral lamenta morte de Arafat

Sérgio Cabral parabeniza Alberto Silva

Sérgio Cabral lembra parceria com Brizola