Público pode participar de audiência sobre operadoras de celular
Começou agora o debate sobre a atuação e os investimentos das operadoras de telefonia móvel. A audiência pública - realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) - também discutirá as sanções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contra as operadoras de celular.
A população pode participar do debate em tempo real, por meio do Alô Senado. As manifestações serão encaminhadas à comissão, à Anatel e ao Ministério das Comunicações.
Foram convidados para a audiência, que é transmitida pela TV Senado e pela Rádio Senado, o presidente da Anatel, João Rezende, e representantes das operadoras prestadoras dos serviços de telefonia móvel.
No primeiro debate sobre o assunto, ocorrido em agosto, houve grande volume de questionamentos e reclamações de usuários. Muitas manifestações foram respondidas ao vivo, ainda durante a audiência pública.
O presidente da Anatel anunciou, então, que a agência faria acompanhamento trimestral da qualidade dos serviços prestados pelas empresas do setor.
— Nos municípios maiores, nós vamos monitorar antena por antena, acompanhar o atendimento ao usuário e os índices de interrupção de ligações. Não está descartada a possibilidade de uma nova suspensão da venda de chips, após acompanhamento fino do que as empresas estão propondo — afirmou João Rezende.
Na audiência de hoje, serão apresentados os primeiros resultados desse trabalho. Também foi convidado o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy.
— É notório que o fluxo de investimentos pelas operadoras está aquém do necessário para o forte crescimento tecnológico e a demanda — avaliou o presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), autor do requerimento para o debate.
12/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Público pode participar ao vivo de debate sobre telefonia celular
Público pode participar de audiência sobre segurança em grandes eventos
Público pode participar de audiência da CDH sobre Canal da Cidadania no modelo digital
Cidadão poderá participar de audiência sobre telefonia celular
Cidadão poderá participar de audiência sobre telefonia celular
Suspensão de vendas das operadoras de celular não pode prejudicar serviços contratados