Qualidade de medicamentos será debatida por subcomissão da CAS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (31), requerimento do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) para a realização de uma audiência pública destinada a debater questões emergenciais da saúde pública. O objetivo do parlamentar é discutir, especialmente, o problema enfrentado por usuários de medicamentos que não têm similar nacional, como é o caso dos consumidores de Maliasin, de prescrição neurológica.

De acordo com o requerimento, a audiência, a realizar-se no âmbito da Subcomissão de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, da CAS, deverá ter como convidados o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo; os representantes dos usuários de medicamentos importados, Ruy Coutinho; da Trade Farma Importadora, Nancy D'Arienzo; e do Sistema Ambulatorial do Hospital Erasto Gaertner, Mara Keller Sartori; bem como o médico oncologista do Hospital Universitário de Brasília Murilo Buso.

A CAS aprovou também requerimento dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN), para que sejam solicitadas informações ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre a fiscalização e a qualidade dos medicamentos genéricos destinados ao tratamento de pacientes de psiquiatria.

No requerimento, os senadores argumentam que os medicamentos genéricos tornaram-se fonte de dúvidas para os médicos, principalmente quanto à sua fiscalização. Especificamente na área da psiquiatria, a utilização de uma medicação segura evita prejuízos dolorosos para o paciente e sua família, explicam.

- Para esses pacientes, que não têm parâmetros objetivos de pressão arterial ou do nível de glicose sanguínea que atestem a eficácia da medicação, a fiscalização e regulação dos medicamentos genéricos é imprescindível e fundamental para o êxito do tratamento - afirmou Azeredo.

O senador disse, ainda, que na classe médica, têm surgido informações de que os genéricos usados na psiquiatria não estariam apresentando a mesma eficácia dos medicamentos de marca. O requerimento se destina a esclarecer as dúvidas sobre o assunto, destacou Azeredo.



31/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Qualidade da assistência farmacêutica a pacientes do SUS será debatida na Subcomissão de Saúde

Cobertura de medicamentos de uso oral contra câncer por planos de saúde será debatida na CAS

Qualidade dos serviços de telecomunicações será debatida em audiência pública

Mudança nos órgãos de segurança será debatida por subcomissão

Violência contra as mulheres será debatida em subcomissão

Meia-entrada será debatida em audiência na Subcomissão de Cinema