Violência contra as mulheres será debatida em subcomissão



A situação da violência contra a mulher e os programas oficiais que se destinam à proteção das vítimas serão debatidos em audiência pública pela Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A sugestão, apresentada pela senadora Ângela Portela (PT-RR), está entre os cinco novos temas de audiência aprovados pela subcomissão nesta quarta-feira (6).

Somente em São Paulo, quatro entre dez mulheres já foram vítimas de violência, conforme pesquisa citada pela senadora Ângela Portela, que preside a subcomissão. De acordo com a senadora, em 43,1% dos casos as mulheres foram vítimas de violência doméstica.

Devem participar do debate sobre violência contra a mulher representantes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; da coordenação do Programa da Mulher do Ministério da Saúde; e do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea).

Outra audiência, também sugerida pela senadora, destacará pesquisa sobre a violência contra as mulheres, realizada em parceira pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Fundação Perseu Abramo.

Saúde e trabalhadoras domésticas

Ainda por sugestão de Ângela Portela, a subcomissão deve debater as políticas públicas para a saúde da mulher, inclusive da mulher indígena. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, será um dos convidados.

A subcomissão deve ainda realizar audiência para tratar da equiparação dos trabalhadores domésticos com os demais trabalhadores urbanos e rurais. O requerimento para o debate foi feito pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), vice-presidente da subcomissão.

A base da discussão serão os resultados da 100º Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrida em junho. Um dos convidados será o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Lídice também é autora de proposta para debate os direitos sexuais e reprodutivos da Mulher, com a participação da Articulação das Mulheres Brasileiras, Silvia Camurça, entre outros convidados.



06/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Violência contra a mulher será debatida no Congresso

Violência contra o idoso será debatida em audiência pública

Violência contra profissionais de imprensa será debatida no Conselho de Comunicação Social

Qualidade de medicamentos será debatida por subcomissão da CAS

Violência no campo será debatida em audiência na CDH

Mudança nos órgãos de segurança será debatida por subcomissão