Qualidade do desenvolvimento recuou em junho, diz Ipea



No mês de junho, o Índice de Qualidade do Desenvolvimento (IQD) calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) registrou 273,8 pontos. O resultado é menor do que o fechado em maio, de 289,67 pontos, mas ainda assim permanece na zona instável que vai dos 200 aos 300 pontos.


O número de junho apresentou queda nos três subíndices que resultam no IQD: Índice de Qualidade do Crescimento, Índice de Qualidade do Bem-Estar e Índice de Qualidade da Inserção Externa.


Apesar do resultado de junho, os números dos últimos meses do IQD e do Sensor Econômico do Ipea permitem esperar que o IQD alcance em breve a área classificada como boa, fora da zona instável. A queda também revela, no entanto, a dificuldade da qualidade do desenvolvimento brasileiro de manter trajetória permanentemente ascendente.


O IQD é uma pesquisa mensal realizada pelo Ipea para captar se o desenvolvimento vivido pelo País contempla requisitos de crescimento econômico com distribuição dos frutos do progresso. O estudo também aponta se o movimento tem condições de se sustentar com o tempo.


A íntegra do resultado do IQD de junho está disponível para consulta no site da Agência Ipea.


Fonte:
Agência Ipea

 

Saiba mais sobre o Ipea no Portal Brasil. 



17/08/2010 20:13


Artigos Relacionados


Estudo do Ipea indica que inflação recuou 0,79% em abril

Pesquisa do Ipea avalia qualidade do desenvolvimento

Índice do Ipea avalia qualidade do desenvolvimento no Brasil

Ipea lança, no Senado, Índice de Qualidade do Desenvolvimento

Qualidade do desenvolvimento do País teve queda em maio, diz Ipea

Índice que mede qualidade do desenvolvimento no Brasil sobe quase 10 pontos, diz Ipea