Quatro assentamentos serão criados no Distrito Federal



Na próxima quinta-feira (19), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai criar quatro novos assentamentos em São Sebastião (DF), por meio do Plano Nacional de Reforma Agrária (Prat). A solenidade será no Acampamento 15 de Agosto e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. A ação vai beneficiar quase 250 famílias.

Além disso, será assinado um contrato da superintendência regional do Incra com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, que vai garantir a instalação de uma rede de distribuição de água, beneficiando três projetos de assentamentos.

Segundo o presidente do Incra, Carlos Guedes, 2013 ficará marcado como o ano em que a autarquia não se dedicou apenas a garantir o acesso à terra, mas, também, em como viabilizá-la em benefício das famílias assentadas. “Todos os assentamentos criados, em 2013, saem com um cronograma de execução das políticas públicas e todas as famílias que estão sendo assentadas já fazem parte do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal”, afirmou Guedes.

Guedes disse que isso permite acelerar a chegada da assistência técnica, da casa, da água e do acesso à estrada, fazendo com que esses assentamentos deem, o mais rapidamente possível, as respostas que a sociedade espera, produzindo alimentos, gerando riqueza e bem-estar para as famílias beneficiárias.

Durante o evento, será oficialmente autorizada a liberação do crédito de fomento, do Plano Brasil Sem Miséria, para pré-assentados. Com isso, as famílias receberão R$ 2,4 mil, em três vezes, para estruturarem suas produções. A data também marca a parceria entre o governo do Distrito Federal (DF) e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) para atuação em assentamentos do DF e em oito municípios do entorno.

Famílias

Mais de 20 mil famílias de trabalhadores rurais se tornaram, neste ano, beneficiárias do Programa Nacional da Reforma Agrária (PNRA). No mesmo período, o Incra criou 96 assentamentos em todo o País. Os 252 mil hectares que estas áreas somam têm capacidade para receber até 5,7 mil famílias.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



18/12/2013 17:02


Artigos Relacionados


Criados cargos para o Ministério Público do Distrito Federal

Meninas de 11 a 13 do Distrito Federal serão imunizadas contra o HPV

Mais três assentamentos são criados no Ceará

Histórias das cidades do Distrito Federal serão contadas em parceria com escolas

Dez novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador serão criados em 4 regiões

Instrumentos criados para a Copa 2014 serão vendidos a partir de maio