Quênia busca experiência brasileira para fortalecer Constituição
Delegação de parlamentares do Quênia esteve na última quinta-feira (29) no Ministério da Justiça para conhecer os desafios e os aspectos da implementação da Constituição brasileira. Em agosto, o país africano promulgou sua nova constituição e agora busca conhecer a experiência brasileira no intuito de superar obstáculos na ampliação da participação popular e do exercício da democracia.
O grupo de parlamentares quenianos foi recebido pelo secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, pela chefe da Assessoria Internacional do Ministério da Justiça, Virgínia Toniatti, dentre outros. O encontro foi uma oportunidade para discutir diversos temas, como por exemplo, o funcionamento da constituição brasileira, a relação entre os três poderes, o trâmite para alterações na Constituição e a distribuição de competências na implementação de políticas públicas.
“Essa troca é importante para demonstrar os obstáculos que encontramos e os desafios que ainda temos pela frente para a concretização dos direitos e garantias constitucionais, mais de vinte anos depois da promulgação da nossa constituição, o que pode contribuir para o desafio que se coloca para países que acabaram de aprovar sua constituição. A troca de experiências é fundamental mostrar os caminhos adotado pelo Brasil na implementação de direitos e garantias sociais, principalmente nas políticas de combate à exclusão social, cujo êxito obtido nos últimos anos é inquestionável, o que pode ser de grande utilidade, sobretudo para países em desenvolvimento”, resume Marivaldo Pereira.
O encontro destacou as principais discussões constitucionais enfrentadas pelo Judiciário.
Fonte:
Ministério da Justiça
30/09/2011 18:43
Artigos Relacionados
Colômbia busca experiência brasileira para setor agrícola
"Selo azul" busca fortalecer irrigação brasileira
Brasil busca experiência internacional para criar Comissão da Verdade
Severine Macedo representa juventude brasileira em encontro da ONU no Quênia
Projeto de Maldaner busca fortalecer defesa civil
Editais apostam em pesquisa para fortalecer aquicultura brasileira