Questões imigratórias no AC são tema de reunião
A situação dos imigrantes haitianos que estão em Brasiléia (AC) foi pauta de reunião esta semana entre o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, representantes do governo do estado do Acre, senadores membros da Comissão de Relações Exteriores, representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), Defesa, Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e Casa Civil da Presidencia da República.
Os órgãos se reuniram no Ministério da Justiça (MJ) para buscar uma solução de caráter mais permanente para as questões relacionadas ao impacto do fluxo migratória na cidade e no estado.
Foram levantadas propostas para serem avaliadas por todos os atores envolvidos. A ideia é chegar a um plano que, ao mesmo tempo em que reafirme a posição do Estado brasileiro em receber os haitianos, ofereça as condições estruturais para que os municípios e estados, de trânsito e de destino dos migrantes, tenham condições de integrá-los de forma digna. As propostas debatidas agora seguirão para estudo de viabilidade pelas áreas envolvidas para que sejam avaliadas em nova reunião de trabalho a ocorrer ainda este ano.
A Comissão de Relações Exteriores do Senando visitou a cidade de Brasiléia junto com uma comitiva para verificar in loco a situação dos imigrantes. O MJ foi convidado. A partir das visitas ao abrigo e de uma audiência pública com a comunidade local, promoveu-se uma reunião da comitiva conjuntamente com o grupo interministerial envolvido na solução do caso para encontrar as soluções.
Fonte:
05/12/2013 12:15
Artigos Relacionados
Comissão Temporária das Questões Fundiárias faz reunião reservada
Brasil mostra avanços no tratamento das questões raciais em reunião na ONU
Delcídio relata reunião sobre questões federativas no Ministério da Fazenda
Atividade leiteira é tema de reunião no RS
Parlamento do Mercosul é tema de reunião
Radiodifusão comunitária é tema de reunião do CCS