Delcídio relata reunião sobre questões federativas no Ministério da Fazenda



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (31), o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) observou que o pacto federativo é um assunto que preocupa todos os estados brasileiros e relatou ter participado de uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para tratar de questões relacionados ao tema, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE), incentivos fiscais, dívidas dos estados e royalties do petróleo.

Delcídio lembrou que o Congresso precisa se manifestar sobre o FPE ainda este ano, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o atual modelo de distribuição dos recursos. O FPE foi um dos temas tratados por comissão de especialistas que analisou o pacto federativo e entregou propostas de mudanças na legislação nesta semana ao presidente do Senado, José Sarney.

Segundo o senador, a posição do Ministério da Fazenda é semelhante à do senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator de projeto sobre o assunto na CAE.

- Temos o sinal verde para elaborar e votar uma proposta [sobre o FPE] ainda este ano na CAE. É um assunto que preocupa toda a federação brasileira – informou Delcídio.

O senador relatou que também foi discutida, no encontro, a divisão dos royalties do petróleo. Delcídio disse que o texto que está na Câmara dos Deputados não atende aos anseios do seu estado, o Mato Grosso do Sul, e aproveitou para criticar alguns governadores por politizarem o debate sobre o federalismo, talvez “para esconder maus resultados nas últimas eleições”.

O senador também sinalizou que a CAE vai realizar uma audiência pública com a comissão de especialistas que propôs mudanças no pacto federativo. Segundo ele, há pontos preocupantes nas propostas apresentadas ao Senado.

- Temos uma longa caminhada pela frente na CAE e no Senado – disse.



31/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio do Amaral relata reunião sobre questão indígena com ministro da Justiça

Jayme Campos quer pressa na votação de questões federativas

Taques pede maior participação do Congresso nas questões federativas

Casildo Maldaner pede empenho para definição de questões federativas

Eduardo Braga cita MPs, Plano de Educação e questões federativas como prioridades da pauta de votação

Eduardo Braga alerta para urgência de soluções para questões federativas