Quilombolas do ES participam de oficina sobre venda de alimentos para merenda escolar
Representantes de comunidades quilombolas do Espírito Santo participam nesta sexta-feira (29) da oficina de trabalho “Agricultura familiar e alimentação escolar”. O curso será ministrado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Ouro Preto (Cecane/Ufop) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Espírito Santo (Incra/ES).
O evento tem como objetivo esclarecer os participantes sobre os benefícios da Lei nº 11.947/2009 para as comunidades quilombolas, que passaram a ter participação na venda de alimentos destinados à alimentação escolar. A legislação estabelece que os municípios adquiram pelo menos 30% dos produtos usados na merenda diretamente de agricultores familiares, priorizando as comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos e indígenas).
Ao capacitar os quilombolas sobre os procedimentos necessários à comercialização de alimentos para as prefeituras, o Cecane/Ufop e o Incra/ES esperam contribuir na melhoria da renda dessas comunidades tradicionais. Com isso, elas passariam a ter mais uma opção de destinação da produção de alimentos oriundos do trabalho das mesmas famílias na terra.
Fonte:
Incra
28/10/2010 19:46
Artigos Relacionados
Produção de mulheres poderá ter prioridade na compra de alimentos para merenda escolar
Aprovada MP que autoriza compra, na agricultura familiar, de alimentos para merenda escolar
CAE discute substituição de alimentos não saudáveis na merenda escolar
Alunos de escolas públicas terão alimentos biofortificados na merenda escolar
MEC propõe debate sobre compras para merenda escolar
Belém recebe primeira oficina sobre segurança alimentar de quilombolas