Quintanilha diz que segunda representação contra Renan deverá ser mais rápida



O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), afirmou em entrevista à imprensa, logo após o encerramento da reunião do conselho, nesta quarta-feira (5), que a segunda representação contra o senador Renan Calheiros deverá ter um curso mais rápido, o que dependerá, segundo ele, do ritmo dado aos trabalhos pelo relator João Pedro (PT-AM), da opinião firmada pelo relator sobre a defesa apresentada por Renan e de sua opção por realizar ou não oitivas.

Nessa representação, o PSOL acusa Renan de tentativa de beneficiar a cervejaria Schincariol junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), onde a empresa teria uma dívida de R$ 100 milhões. Isso teria ocorrido após a empresa ter adquirido uma fábrica de refrigerantes de seu irmão Olavo Calheiros pelo dobro do valor de mercado.

Quintanilha disse ainda desconhecer qualquer pedido de aditamento à segunda representação do PSOL, referente a denúncia veiculada pelas revistas Veja e Época, no último fim de semana, sobre o envolvimento de Renan em um esquema de arrecadação de recursos de ministérios vinculados ao PMDB.

Quanto à decisão sobre a cassação do mandato de Renan em Plenário, Quintanilha afirmou que caberá "à consciência de cada parlamentar". O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar decidiu pela cassação do senador nesta quarta-feira,por 11 votos a 4.



05/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha escolhe relator de nova representação contra Renan nesta tarde

Quintanilha diz que relator de nova representação contra Renan deve ser escolhido ainda hoje

Quintanilha pode divulgar nome de relator da terceira representação contra Renan ainda nesta terça

Conselho de Ética analisa segunda representação contra Renan

Parecer sobre segunda representação contra Renan vai ser apresentado na terça

João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan