Ao lembrar aniversário do Tocantins, Quintanilha defende redivisão territorial do país



 Ao lembrar os 18 anos de criação do estado do Tocantins, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse nesta segunda-feira (23) que a redivisão territorial do Brasil é imperativa e inadiável. Ele assinalou que a ausência do governo em regiões remotas faz a população sofrer muito por carências básicas e que a criação de novos estados permitiria a participação dessas regiões no desenvolvimento econômico do país.

Quintanilha citou o exemplo de Tocantins, que em 2006 conseguiu exportar US$ 158,691 milhões em produtos agropecuários, com destaque para soja, arroz, milho e o chamado "boi verde". O senador observou que o estado consome apenas pouco mais de 10% da energia elétrica que produz, tornando-se um exportador nessa área também e atraindo bilhões de reais em investimentos.

O senador disse ainda que os tocantinenses comemoram o 18º aniversário com mais de seis mil quilômetros de estradas pavimentadas, universalização da educação e da saúde e a continuação das obra da ferrovia Norte-Sul.

- Tocantins é permanentemente grato aos constituintes de 1988 pela oportunidade de lutar com nossas próprias forças e estratégias por uma participação justa no processo de desenvolvimento do Brasil - afirmou.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou que, antes de se tornar um estado, a região do Tocantins era responsável por apenas 4% da arrecadação do estado de Goiás. Ele também citou os casos do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul como exemplos de que a redivisão territorial é benéfica para todos. O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que, quando governou o Piauí, criou 78 novos municípios e os índices estaduais, que eram os piores do Nordeste, melhoraram e hoje são melhores que os índices do Maranhão, da Paraíba e de Alagoas.



23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos defende redivisão territorial do país

Quintanilha quer redivisão territorial do Brasil

CCJ analisa outras propostas de redivisão territorial do país

ARRUDA DEFENDE REDIVISÃO TERRITORIAL

CCJ APROVA PLEBISCITO E SUBCOMISSÃO PARA REDIVISÃO TERRITORIAL DO PAÍS

Congresso reacende debate sobre redivisão territorial do país