Quintanilha registra aprovação de projeto que favorece os agentes comunitários de saúde



Em pronunciamento nesta quinta-feira (27), o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) registrou a aprovação pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na quarta-feira (26), de projeto de lei que estabelece um piso salarial de R$ 930 para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias (PLS 196/09). De autoria da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), a proposta foi aprovada em decisão terminativa e seguirá para análise da Câmara.

Quintanilha destacou a importância do trabalho desempenhado pelas duas categorias, que se dedicam a visitar famílias da área urbana e rural com o objetivo de identificar situações que põem em risco a saúde das pessoas e fazer o tratamento preventivo de eventuais doenças.

O senador disse que o valor do piso salarial previsto no projeto ainda é pequeno e incompatível com a importância do trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde e pelos agentes de combate às endemias, mas representa um avanço diante das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores dessas categorias.

- É preciso continuar trabalhando para melhorar as condições de trabalho deles, que estão expostos às intempéries, ao sol, à chuva, andam a pé ou de meio próprio - afirmou.

Vigilantes

Em seu discurso, Quintanilha saudou ainda a aprovação, pela mesma comissão, do projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que inclui entre as atividades profissionais com direito a pagamento de adicional de periculosidade aquelas que exponham o trabalhador a contato permanente com explosivos ou inflamáveis, por representarem acentuado risco de vida, perigo iminente de acidente ou violência física (PLS 387/08). Entre os beneficiados pela proposta, também aprovada em decisão terminativa, estão os salva-vidas, os vigilantes, os vigias e o seguranças privados, os três últimos por estarem sujeitos a disparos de armas de fogo.



27/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha registra luta dos agentes comunitários por piso nacional

Quintanilha pede a efetivação de agentes comunitários de saúde

Aprovado projeto que prevê a outorga de medalha de mérito aos agentes comunitários de saúde

Tuma comemora legalização dos agentes comunitários de saúde

Maria do Rosário recebe agentes comunitários de saúde

CCJ ajusta normas para contratação de agentes comunitários de saúde