QUINTANILHA PEDE ATENÇÃO A REGIÕES COM ECOSSISTEMAS DIFERENTES



O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) manifestou hoje (dia 17) sua expectativa de que os ecótonos, regiões onde se encontram diferentes ecossistemas, passem a merecer dos governos, das entidades de pesquisa e dos ecologistas a atenção compatível com seu vasto potencial econômico.

Ele destacou a importância da recente instalação do Comitê Técnico-Científico do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento dos Ecótonos Brasileiros, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia legal, com a participação da Unesco e de outros organismos nacionais e estrangeiros.

Quintanilha explicou que os ecótonos brasileiros ocupam mais de um quinto do território nacional, fazendo as transições dos grandes ecossistemas brasileiros e das maiores bacias hidrográficas da América Latina, onde concentra-se mais de 30% da biodiversidade de seus recursos hídricos do mundo. "Esperamos que, com esse programa, possa ser revertido o processo de ocupação desordenada que vem ocorrendo nessas áreas, sem o mínimo conhecimento das suas realidades ambientais", afirmou.

O senador destacou as autoridades que, segundo ele, tiveram participação decisiva na iniciativa de implementar o programa, entre elas, o ministro do Meio Ambiente, Gustavo Krause; o diretor de Meio Ambiente da Unesco, Pierre Lasser; o vice-governador de Tocantins, Raimundo Nonato Pires dos Santos; o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO); e Jean-Luc Guneau, que foi empossado secretário-executivo do comitê.



17/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha pede maior atenção do governo para assentados pelo Incra

PAC 2 conclui obras de mobilidade urbana em diferentes regiões

Mostra Expande Dança é exibida em diferentes regiões de São Paulo

Mostra Expande Dança é exibida em diferentes regiões de São Paulo

DESEQUILÍBRIO ENTRE REGIÕES.PREOCUPA QUINTANILHA

QUINTANILHA QUER MAIS RECURSOS DO BNDES PARA REGIÕES POBRES