QUINTANILHA QUER MAIS RECURSOS DO BNDES PARA REGIÕES POBRES
Quintanilha esteve com Francisco Gros durante uma reunião com a bancada do PPB, na última quarta-feira. O senador disse ao presidente do BNDES que o banco deveria adotar uma política mais voltada para o desenvolvimento das potencialidades das regiões mais pobres, "onde há fome e analfabetismo", através de uma forte presença no social. Para o senador, as regiões Sul e Sudeste continuam favorecidas pelos investimentos oficiais.
Leomar Quintanilha informou que pediu também ao presidente do BNDES a abertura de mais linhas de crédito para os micros e pequenos empresários das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. E explicou que, como o capital privado pouco tem investido nessas regiões, devido ao baixo retorno, "os recursos públicos devem fazer o caminho inverso do capital privado, investindo-se mais dinheiro do FGTS e FAT nas regiões mais pobres, isoladas e fronteiriças, em vez de tomar o caminho das regiões mais desenvolvidas", ressaltou o senador.
O senador afirmou ter tido "a melhor impressão" do presidente do BNDES, para ele um homem "sensível e consciente" dos problemas nacionais. "Ele haverá de reavaliar os programas de fomento regionais da instituição, para transformá-la num instrumento eficaz de equilíbrio no desenvolvimento das regiões menos favorecidas", concluiu Leomar Quintanilha.
05/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE aprova reserva de recursos do BNDES para regiões mais pobres
Senadores defendem reserva de recursos do BNDES para regiões mais pobres
MOZARILDO QUER BNDES INVESTINDO MAIS NAS REGIÕES POBRES
Vai à Câmara proposta que aumenta recursos para regiões mais pobres
Plenário aprova aumento de recursos para regiões mais pobres
AGNELO ALVES QUER JUROS MENORES PARA REGIÕES MAIS POBRES