QUINTANILHA PEDE ESFORÇO NACIONAL CONTRA CRIMINALIDADE



Um esforço nacional para combater a criminalidade foi defendido pelo senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quinta-feira (dia 24). Para o senador, esta é hoje a maior preocupação da sociedade brasileira, superando inclusive o desemprego.
Quintanilha apontou o desequilíbrio na distribuição de renda a maior causa do aumento da violência criminal no Brasil. Outras causas, para ele, são o êxodo rural, os filmes violentos na televisão e a disseminação das drogas.
- A população está refém do medo - afirmou o parlamentar, acrescentando que hoje as pessoas moram em "casas como fortalezas escondidas atrás de frios muros, com sofisticados equipamentos de alarme".
O senador lembrou o caso de um padeiro de Ceilândia (DF), assassinado na sétima vez em que era assaltado. Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou ter sido ele próprio vítima de assalto, assim como seus três filhos e sua segunda mulher, esta pela terceira vez.
- Esta aí o melhor exemplo da banalização do crime - afirmou Quintanilha.Para o líder do PPB, o problema não pode ser resolvido apenas por ações tomadas pelo Poder Público. Ele entende ser preciso reformular a "obsoleta e arcaica" legislação penal e também reequipar o aparato policial, mas lembrou a importância de se inserir "a maior e mais importante célula da sociedade", a família, no processo, visando uma melhor orientação dos filhos.
Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) afirmou que quem pega um ônibus em Brasília em direção a Araguaína (TO) ou Imperatriz (MA) tem uma só certeza: o ônibus será assaltado. Em outro aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) considerou "um risco" o governo federal assumir, com o anunciado Plano Nacional de Segurança Pública, uma responsabilidade que não é sua. Em vez disto, defendeu um planejamento nacional entre os Estados.

24/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Claudino pede esforço nacional contra avanço do 'crack'

Magno Malta pede medidas concretas contra a criminalidade

JORGE VIANA VISITA ACM E PEDE APOIO NA LUTA CONTRA CRIMINALIDADE

JÚLIO CAMPOS PEDE UNIÃO DE GOVERNANTES NA LUTA CONTRA A CRIMINALIDADE

JÚLIO CAMPOS PEDE UNIÃO DE GOVERNANTES NA LUTA CONTRA A CRIMINALIDADE

Quintanilha cobra ações práticas de combate à criminalidade