QUINTANILHA QUER DEMOCRATIZAR CONHECIMENTO CIENTÍFICO



O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) defendeu nesta sexta-feira (dia 14) o acesso de cidadãos comuns às descobertas da ciência, sobretudo no campo da biotecnologia, hoje propriedade apenas dos países mais desenvolvidos. Segundo o senador, a democratização do conhecimento, além de necessário ao exercício da cidadania, poderá contribuir para o próprio destino da humanidade.
Quintanilha disse que é preciso, para isso, o promover e aprimorar o ensino de ciências para crianças e adolescentes, com a introdução de conteúdos biotecnológicos nos currículos, além da criação de cursos técnicos.
- É urgente - acrescentou - que sejam retomados e reforçados os programas de apoio ao ensino de ciências, praticamente desaparecidos com os cortes de recursos para ciência e tecnologia. É preciso atualizar de forma permanente os conceitos ensinados aos alunos do ensino básico, melhorar livros didáticos e criar programas de aperfeiçoamento de professores.
Para Quintanilha, é fundamental que a sociedade brasileira redefina a sua postura e seu relacionamento com a ciência, "buscando mecanismos de controle social e ético sobre a produção científica e seu monopólio".
- A sociedade precisa estar sempre informada pelas autoridades sobre temas como biotecnologia e biossegurança. Da mesma forma, as instituições envolvidas com este tipo de atividade precisam estabelecer maior contato com a imprensa, com a sociedade como um todo, a fim de facilitar a divulgação dos temas relativos aos seus trabalhos - disse o senador.
Quintanilha citou reportagem publicada pelo Jornal do Brasil desta sexta-feira, em que são desmentidas pelo cientista norte-americano Francis Collins, as informações de que a empresa Celera Genomic teria decodificado o genoma humano. Mesmo se forem falsas, ressaltou o parlamentar, as notícias demonstram a importância de se encontrar meios de decodificar a linguagem científica para o cidadão comum, em especial na área genética, que é decisiva para a cura e a prevenção de doenças.

14/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto São Francisco: preservação garante conhecimento científico

Sibá Machado defende democratização do conhecimento científico

Instituições de pesquisa do Brasil querem proteger conhecimento científico

Quintanilha registra evento científico em Palmas

ESTEVÃO QUER DEMOCRATIZAR O USO DA BANDEIRA NACIONAL

VALADARES QUER DEMOCRATIZAR CONCESSÕES DE RÁDIO E TV