Sibá Machado defende democratização do conhecimento científico



O senador Sibá Machado (PT-AC) reivindicou, durante a homenagem do Senado Federal ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, a ser comemorado nesta sexta-feira (10), uma maior aplicação prática da pesquisa em ciência e tecnologia. Chegou a hora, na sua opinião, de ampliar e democratizar o acesso a esse conhecimento, de forma que ele reverta em prol do desenvolvimento econômico e social dos países.

- Nos tempos da globalização, a desigualdade no acesso à ciência e à tecnologia persiste, assim como a desigualdade na geração de riqueza e na capacidade de produção - ressaltou.

Sibá reconhece a contribuição da ciência e da tecnologia, por exemplo, na prevenção e na cura de doenças e na ampliação da produção de alimentos, mas lamenta que também tenha contribuído para alterações climáticas do planeta e para o fortalecimento da indústria bélica. No Brasil, o senador acredita que o setor ainda é pouco eficiente em reverter suas ações em prol do desenvolvimento sócio-econômico do país.

O senador lembrou que os investimentos no setor, no Brasil, em 2004, se resumiram a R$ 22,7 milhões. Sibá citou, a propósito, os compromissos assumidos na Conferência Mundial de Ciências, realizada em Budapeste em 1999. A principal conclusão tirada no evento foi de que o desenvolvimento científico e tecnológico só atinge seus objetivos quando beneficia a sociedade.

08/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado defende o fim do vestibular

Sibá Machado defende fim do voto obrigatório

Sibá Machado defende o fim do voto obrigatório

Sibá Machado defende aprovação da PEC que acaba com a reeleição

Sibá Machado defende eficácia do Bolsa Família

Sibá Machado defende candidatura de Lula à reeleição