Quintanilha registra alegria dos tocantinenses com obras da ferrovia Norte-Sul



O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse nesta quinta-feira (23) que as obras da Ferrovia Norte-Sul estão causando "rebuliço" e enchendo de alegria o povo do Tocantins, pela expectativa de novos investimentos e progresso para a região. Ele lembrou que a obra foi alvo de ferrenha oposição durante o governo José Sarney, mas hoje já é consenso que é preciso repensar a matriz de transporte no Brasil.

- Estamos pagando preços altíssimos para escoar a produção por termos privilegiado o modal rodoviário, apesar de sermos um país continental - assinalou.

Quintanilha disse que a ferrovia não é apenas um desejo regional, mas uma necessidade nacional, pois corta o país de Norte a Sul e integra regiões distantes. Ele observou que, com a ferrovia, haverá estímulo para o aproveitamento da força econômica da região e para a instalação da indústria de base, como a nova fábrica de cimento da Votorantim no Tocantins.

O senador também disse que por ser o sétimo ano em que o Tocantins conquista o status de "estado livre da Aftosa", os pecuaristas aguardam um sinal do ministro da Agricultura para que, na próxima visita ao Brasil, os inspetores da Comissão Européia visitem o Tocantins e vejam como o gado é criado. Quintanilha ainda defendeu a implantação das eclusas do rios Lajeado e Tucuruí para viabilizar a hidrovia do rio Tocantins e levar a produção do estado aos portos de Belém e Itaqui, no Maranhão.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em aparte, que tem faltado planejamento estratégico ao país e que a ferrovia precisaria chegar a Boa Vista e Manaus para ter o "Norte" no nome. O senador Jayme Campos (DEM-MT) disse que a ferrovia poderá incorporar milhões de hectares do Baixo Araguaia e Norte do Mato Grosso à produção agropecuária, aumentando a produção atual em 100%.



23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha quer conclusão da ferrovia Norte-Sul

QUINTANILHA QUER CONTINUIDADE DO PROJETO DA FERROVIA NORTE-SUL

Quintanilha pede mais recursos para Ferrovia Norte-Sul

Eduardo registra avanço na Ferrovia Norte-Sul

Valec vistoria obras da ferrovia Norte-Sul

João Ribeiro registra inauguração de mais 100 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul