QUINTANILHA QUER CONTINUIDADE DO PROJETO DA FERROVIA NORTE-SUL



O senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) destacou, nesta quarta-feira (dia 31), a importância estratégica do estado de Tocantins para o desenvolvimento do país, pela sua posição geográfica, interligando as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e pela extensão de suas bacias fluviais. Quintanilha manifestou preocupação pela continuidade das obras da Ferrovia Norte-Sul, que terá extensão de 2.200 km, entre Belém (PA) e Goiânia (GO), contando com dois ramais ferroviários. Para ele, a conclusão da Norte-Sul é prioridade.- O projeto da Ferrovia Norte-Sul deixou de ser meramente regional para ganhar contorno nacional. Sua execução viabilizará a integração de todo país, favorecerá o desenvolvimento do Brasil Central e funcionará como ferrovia-ponte, ligando as já existentes, como a Estrada de Ferro Carajás, a Ferrovia Centro-Atlântica, a Bandeirantes e a Sul Atlântico. Sua missão principal é a redução do "custo Brasil" - afirmou o senador.Quintanilha ressaltou a viabilidade do projeto, lembrando que, ao contrário de sua primeira fase, quando foram empregados exclusivamente recursos públicos, neste segundo momento a construção da Ferrovia Norte-Sul, cuja concessão foi outorgada à empresa Valec Engenharia Construções e Ferrovias, contará com aportes da iniciativa privada.- Estima-se um dispêndio de US$ 1,6 bilhão, com previsão de término dentro de cinco anos. Deste total, o governo federal arcará com cerca de US$ 180 milhões a US$ 254 milhões, cabendo o restante à iniciativa privada - disse Leomar Quintanilha, apontando para a sofisticação do sistema, e reafirmando a importância da Norte-Sul para o escoamento, a baixo custo, de produtos minerais, energéticos, agropecuários e industriais.

31/05/2000

Agência Senado


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