QUINTANILHA REPUDIA POSIÇÃO DE ONG CONTRA AUMENTO DA PRODUÇÃO DE SOJA



O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) manifestou sua indignação e repúdio ao documento enviado pela Sociedade Holandesa pela Natureza e o Meio Ambiente ao ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, criticando a intenção do Brasil aumentar sua produção de soja. Ele considerou a correspondência uma inconveniente e despropositada intervenção nos assuntos do país.
- Ao povo brasileiro concerne decidir o que deve fazer com nossos recursos naturais. Essa sociedade, e outras que procuram interferir no desenvolvimento do Brasil, não confessam seus reais propósitos e inventam, criam carapaças para disfarçar seu interesse de que o país não se desenvolva. Mas não conseguirão impedir que o país supere suas dificuldades e cresça - afirmou Quintanilha.
No documento, a Sociedade Holandesa expressa preocupação com a política brasileira de aumentar a produção e exportação de soja para a Europa. A organização também se posicionou contra a construção de novas vias fluviais e o aprofundamento e alargamento dos rios Araguaia, Tocantins, Paraguai, Paraná e das Mortes, alegando que causarão destruição da biodiversidade, das culturas indígenas e das reservas alimentícias de 12 mil índios.
Na visão do senador por Tocantins, o motivo da Sociedade Holandesa ser contra o Brasil investir em vias fluviais é que, desta forma, baratearia os custos com o transporte de sua produção. Quintanilha defendeu que haja uma reação em cadeia, a partir do Senado, contra a intromissão de instituições e organismos internacionais em assuntos que dizem respeito ao país.
Em aparte, o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) disse que o interesse da Sociedade Holandesa e de outras instituições é que o Brasil não cresça nem se desenvolva para não concorrer no mercado internacional. Já o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) sugeriu que o governo responda de forma veemente à "intromissão indevida". O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que os países desenvolvidos em vez de imporem barreiras ou inventarem pretextos contra a produção nacional, deveriam estimular o crescimento do país.

13/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA REPUDIA ACUSAÇÃO CONTRA SIQUEIRA CAMPOS PUBLICADA POR "VEJA"

SUPLICY REPUDIA ARGUMENTO GOVERNISTA CONTRA AUMENTO DO MÍNIMO

ACM REITERA POSIÇÃO CONTRA AUMENTO DO IR PESSOA FÍSICA

Mozarildo se diz surpreso com posição do MST favorável à soja transgênica no Brasil

QUINTANILHA DESTACA PESQUISA DE SOJA TRANSGÊNICA DA EMBRAPA

João Batista protesta contra portaria do Ibama que impede o aumento da produção de gás natural no ES