R$ 400 mil destinados para criação e conservação de reservas particulares na Mata Atlântica



O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) abriu inscrições para edital que destinará R$ 400 mil à criação e elaboração de planos de manejo e georreferenciamento de reservas particulares do bioma Mata Atlântica.

Os recursos são do Banco Bradesco, em parceria com a Conservação da Natureza (The Nature Conservancy – TNC), coordenado pela Conservação Internacional (CI) e pela Fundação SOS Mata Atlântica. O programa visa ampliar a área do bioma preservada no País.

"Essa iniciativa proporcionará a criação de novas RPPNs, além de apoiar os proprietários a elaborarem o plano de manejo de suas reservas. A grande novidade desse edital é o apoio ao georreferenciamento das RPPN já criadas", destaca o consultor ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), José Luciano de Souza.

Segundo o consultor, antes de 2004, a legislação somente exigia que os proprietários entregassem um croqui da área da reserva. Atualmente, a legislação exige que, para criar uma RPPN, o interessado apresente a área da reserva georreferenciada.

As RPPNs protegem atualmente mais de 698 mil hectares do território nacional e garantem a proteção de diversas espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), a ave formigueiro-de-cauda-ruiva (Myrmeciza ruficauda) e o pau-brasil (Caesalpina echinata).

“Uma grande parcela dos fragmentos florestais existentes na Mata Atlântica está dentro de propriedades particulares. A criação e a manutenção dessas reservas são fundamentais para a conservação de espécies ameaçadas e de trechos importantes do bioma”, destaca Mariana Machado, coordenadora do Programa de Incentivo às RPPNs.

Para saber os requisitos para inscrição, acesse o edital. Os interessados têm até o dia 26 de junho para enviar suas propostas pelo site. As propostas também podem ser enviadas pelo correio. Em caso de dúvidas, escreva para [email protected] ou ligue para (11) 3262-4088 no ramal 2226.

 

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



07/05/2012 20:47


Artigos Relacionados


Investimentos serão destinados para reflorestamento da Mata Atlântica

Assembléia recebe projeto de contratações para conservação da Mata Atlântica

Conservação da Mata Atlântica

Mosaico de áreas protegidas estabelece gestão integrada para conservação da Mata Atlântica

HENRIQUE LOYOLA DEFENDE EXPLORAÇÃO RACIONAL EM RESERVAS DE MATA ATLÂNTICA

Novo plano de conservação completa rol de espécies ameaçadas de extinção na Mata Atlântica