“Racismo é um tema de vida”, diz presidente da Conmebol
O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Eugenio Figueredo, comentou, nesta terça-feira (18), o caso de racismo envolvendo o jogador Tinga em partida realizada na semana passada entre Cruzeiro e Real Garcilaso, no Peru, pela Copa Libertadores. Para Figueredo, a discriminação é um questão que vai além do futebol.
“O tema da discriminação é mundial. É um tema de vida, não apenas no futebol. O mundo inteiro é contra a discriminação. Ninguém pode estar feliz com isso. Não é necessário que seja um jogo de futebol para provocar sanções. O ser humano tem que progredir mais e aprender a conviver, o que é o mais difícil”, disse.
A partir do momento em que Tinga entrou em campo, no segundo tempo do jogo, os torcedores ficaram imitando macacos nas arquibancadas. No dia seguinte à partida, o Cruzeiro entrou com uma denúncia junto à Conmebol. O presidente da entidade enfatizou que o caso já está em discussão na Comissão Disciplinar. “Está alheio à parte política. A Comissão de Disciplina é independente e está estudando o caso. Eles que vão levar adiante a aplicação do regulamento”, explicou.
Seminário de Seleções
Figueredo, que também é presidente do comitê permanente da Copa do Mundo da Fifa, está no Costão do Santinho, em Florianópolis, para o Seminário de Seleções. Para ele, este é um evento-chave em termos de logística. “Tudo que está em torno do Mundial é importante, sobretudo em um País como Brasil, que tem tanta magnitude no mundo, não só pelos títulos, mas pelo que significa o País. Aqui será mostrado o programa, as questões logísticas para que a festa e o cenário esportivo tenham um entorno adequado”, disse.
Ele se mostrou otimista quanto à organização da Copa no Brasil. “Parece-me que tudo vai sair bem. Sou biologicamente otimista. Não acho que as coisas vão sair mal. Tenho certeza disso em um País como Brasil, em que o futebol é parte da vida dos brasileiros, e o mundo inteiro também sabe disso”, finalizou.
Fonte:
Portal da Copa
18/02/2014 16:45
Artigos Relacionados
Conmebol pune Real Garcilaso por racismo contra Tinga
Racismo é tema de oficina em Alagoas
Racismo no mercado de trabalho é tema de palestra
Combate ao racismo no Brasil é tema de palestra no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Projeto obriga governo a abordar o tema racismo em publicações oficiais
Fifa e Conmebol lamentam morte de Bellini