Rádio Senado apresenta debate sobre exploração sexual de crianças e adolescentes



O programa Conexão Senado debate nesta segunda-feira (21) o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, cujo dia de combate transcorreu na última sexta-feira (18). O programa será transmitido pela Rádio Senado em Brasília (91,7 FM) às 12 horas.

Neste ano, uma campanha contra a violência sexual e a impunidade pretende envolver os próprios jovens nessa luta. A principal atividade da campanha é a divulgação do dossiê Quando a vítima é criança ou adolescente - combater a impunidade é garantir a proteção. O documento teve como base o estudo dos casos apresentados pela CPMI da Exploração Sexual, que funcionou de 2003 a 2004 e pediu o indiciamento de mais de 200 pessoas. Muitos dos pedidos não saíram do papel até hoje. Outros envolvidos foram indiciados e processados, mas inocentados ou condenados e soltos por meio de habeas-corpus. Apenas uma minoria está presa.

O dossiê concluiu que a vítima é considerada conivente com o abuso, devido a uma ótica machista do Estado. E propôs a criação de Varas de Justiça e de delegacias de polícia especializadas em crimes contra a criança e o adolescente.

Também neste fim de semana a Rádio Senado trará reportagem especial sobre o Pacote Antiviolência, um conjunto de 30 projetos de lei que vêm sendo estudados pelo Senado como resposta à crescente onda de violência que aflige a população. O programa irá ao ar nesta sexta-feira (18), às 20h, com reprise no sábado, às 10h e no domingo, às 17h.



18/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Seminário discutirá exploração sexual de crianças e adolescentes

Mapa da PRF aponta 1.820 pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes

CCJ examina pena ampliada por exploração sexual de crianças e adolescentes

Pena por exploração sexual de crianças e adolescentes pode ser ampliada

Congresso vai investigar exploração sexual contra crianças e adolescentes

País incentiva combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes