Rádio Senado discute as conseqüências do decreto de nacionalização do petróleo na Bolívia



A Rádio Senado traz em sua programação deste fim de semana uma reportagem especial que traça um panorama da crise deflagrada pela decisão do governo boliviano de nacionalizar as reservas de petróleo e gás daquele país e os conseqüentes efeitos dessa medida para a Petrobras e, por extensão, para os cidadãos brasileiros. O programa especial Petrobras e Bolívia - Retratos de uma Crise procura responder, a partir da opinião dos senadores que compõem a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), como a decisão do governo de Evo Morales afeta os interesses brasileiros.

No programa, também será debatida a importância da Petrobras no mercado boliviano e como as boas relações entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales não impediram que a empresa se tornasse alvo principal das medidas de nacionalização dos hidrocarbonetos anunciadas pelo governo boliviano no mês de maio. A reportagem mostra ainda como a quebra de contrato e a suspensão nas negociações afetam novos investimentos no país vizinho e levaram a Petrobras a analisar a possibilidade de sua retirada da Bolívia. O programa vai ao ar no sábado (23), às 10h, com reprises às 19h, e no domingo (24), às 17h.

História

O especial 180 Anos do Senado Brasileiro: um Roteiro pela História do Senado no Brasil e no Mundo relembra o governo do presidente general Emílio Garrastazu Médici, eleito indiretamente em 22 de outubro de 1969. Deputados e senadores foram convocados pelo governo para eleger e dar posse ao general, após o fechamento do Congresso Nacional por Ato Complementar editado logo após o Ato Institucional nº 5. O especial relembra a chegada ao poder, em 1974, do general Ernesto Geisel - o presidente que iniciou o processo de abertura democrática. O programa é veiculado no sábado, às 21h, com reprise no domingo, às 21h.

Por sua vez, o programa Prosa e Verso, no momento em que o Congresso Nacional debate o projeto de união civil de pessoas do mesmo sexo e se prepara para tornar crime a homofobia (aversão aos homossexuais ou ao homossexualismo), apresenta uma panorâmica da literatura sobre o homossexualismo, culminando com o irônico poema-denúncia "Um Homem na Janela", de Marco Antunes. O Prosa e Verso vai ao ar sábado, às 9h, com reprise no domingo, às 16h.

Já o Autores e Livros - programa que mostra lançamentos e entrevistas com autores, editores e críticos - traz entrevista com João Eurípedes Sabino. Engenheiro, professor universitário e escritor mineiro, Eurípedes é autor do livro O Andarilho, com entrevistas, poemas e crônicas sobre o andarilho que vaga pelas estradas. Veiculado no sábado, às 15h, o Autores e Livros tem reprise no domingo, às 9h.



22/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nacionalização da exploração do petróleo e do gás na Bolívia movimenta o Plenário

Comissão convida embaixador na Bolívia para debater nacionalização do gás e do petróleo

Rádio Senado discute possíveis conseqüências das eleições americanas

Nacionalização do gás da Bolívia preocupa Lúcia Vânia

Heloísa cobra explicações do governo sobre nacionalização do gás na Bolívia

Rádio Senado debate as conseqüências do reajuste do salário mínimo previsto para 2009