Rádio Senado homenageia compositor João Donato



Como parte da programação especial em comemoração aos dez anos da Rádio Senado, o programa Escala Brasileirareapresenta, sábado (10) às 20h, entrevista com o compositor João Donato que, em 1958, compôs, com João Gilberto a música Minha Saudade, primeiro sucesso no início da Bossa Nova. Aos 15 anos, Donato já se apresentava no Rio de Janeiro, no Sinatra-Farney Fan-Club.

Na entrevista, o compositor fala das dificuldades de sobreviver como músico no Brasil, o que o motivou a mudar-se para os Estados Unidos, onde gravou três discos com os músicos Bud Shank e Ron Carter. Dez anos depois, retornou ao Brasil, em 1972. Entre as composições de João Donato estão A Paz, Lugar Comum, Nasci para Bailar, Homenagem ao Malandro, Água de Coco, Balançar e Nunca Mais.

A Rádio Senado vai reprisar, no sábado, às 10h, e no domingo, às 17h, a reportagem especial Brasil na Antártica, sobre a visita de cinco dias feita por quatro senadores àquele continente em janeiro. O programa mostra também a importância da região e o trabalho dos cientistas brasileiros e militares que participam do Programa Antártico Brasileiro.

O programa Música do Brasil, no sábado (10) às 16h e domingo (11) às 11h, traz músicas da novela O Bem Amado, entre as quais Paiol de Pólvora, de Vinícius de Moraes e Toquinho, com eles; Patota de Ipanema, de Vinícius e Toquinho, com Toquinho e Maria Creusa; e Veja Você, de Vinícius e Toquinho, com Toquinho e Maria Creusa.

O Prosa e Verso, que vai ao ar no sábado, às 9h, apresenta a leitura de O Anjo Pornográfico - Parte 2, de Ruy Castro, sobre o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues.

No sábado (10), às 15h, e no domingo, às 9h, o programa Autores e Livros apresenta o maranhense Luís Rodrigues de Lima, que mora em Recanto das Emas, entorno de Brasília, desde 1986, onde montou uma biblioteca comunitária que conta atualmente com 3.500 livros.

O Brasil Regional, exibido no domingo (11), às 8h, traz o Sirimbó, ritmo do norte do país, que é uma mistura de Siriá e Carimbó. Conhecido como o Rei do Carimbó, Pinduca ou Aurino Quirino Gonçalves, seu criador, nasceu em Igarapé-Mirim (PA), e é considerado um dos maiores representantes da cultura popular do Brasil. Os ritmos lári-lári, a lambada e o lambgode (mistura de lambada com pagode) também são de sua autoria.



09/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO DONATO É A ATRAÇÃO DE SÁBADO NA SENADO FM

JOÃO DONATO É A ATRAÇÃO DE SÁBADO NA SENADO FM

João Donato e Paulo Moura são atração musical do fim de semana na TV Senado

Poeta e compositor escolhem sambas para programa da Rádio Senado

RÁDIO SENADO RESGATA VIDA E OBRA DO COMPOSITOR DE FALSA BAIANA"

Paim homenageia compositor nativista gaúcho Cesar Passarinho