Paim homenageia compositor nativista gaúcho Cesar Passarinho
O senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou ao Plenário, nesta segunda-feira (9), a apresentação de requerimento à Casa pedindo um voto de aplauso ao compositor nativista gaúcho Cesar Passarinho. Paim explicou que o músico, um dos maiores intérpretes do chamado movimento nativista do Rio Grande do Sul, falecido em 1998, completaria 60 anos no dia 21 de março próximo.
Cesar Passarinho faleceu no dia 14 de maio de 1998, em Caxias do Sul, aos 49 anos, vítima de doença pulmonar, relatou Paim.
- Creio que, nessa fase derradeira de sua vida, ele foi uma mescla de centauro dos pampas e guerreiro de pura cepa dos tauras genuínos - disse o senador.
Paulo Paim informou que, na cidade de Uruguaiana, desde 1971, é realizado o festival Califórnia da Canção Nativa - o evento nativista mais importante do Rio Grande do Sul. A palavra Califórnia, segundo explicou, tem origem grega e, nesse sentido, significaria "conjunto de coisas belas" ou "competição entre vários concorrentes em busca de grandes prêmios". O prêmio máximo da Califórnia da Canção Nativa é a Calhandra de Ouro, que é um pássaro da região.
O senador lembrou que Cesar Passarinho era a grande marca dos festivais nativistas gaúchos, tendo ganhado quatro Calandras de Ouro, além de outros sete prêmios como melhor intérprete nesses festivais. Sua discografia é composta por seis álbuns, sendo que preparava o sétimo quando de sua morte.
Paulo Paim informou que transmitirá os votos de aplauso do Senado à família de Cesar Passarinho em evento que promoverá no próximo dia 22 de março, na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. O senador informou que neste dia, um domingo, a partir das 11h, estará recebendo convidados para comemorar o seu aniversário e homenagear o compositor gaúcho.
- Será uma verdadeira comunhão entre brancos, negros, índios, idosos, pessoas com deficiência, sem-teto, sem-terra, defensores da livre orientação sexual, de homens e mulheres que acreditam num país mais justo, igualitário e humanitário, independente de matizes ideológicas, partidárias e religiosas - concluiu Paim.
09/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rádio Senado homenageia compositor João Donato
EMÍLIA HOMENAGEIA CANTOR GAÚCHO
Livro homenageia político gaúcho Flores da Cunha
Paim lamenta falecimento de historiador gaúcho
Paim lamenta morte do cantor gaúcho Leonardo
Paim pede aplauso para os 80 anos de jornal gaúcho