Rádio Senado homenageia Fernando Sabino



Neste final de semana, a Rádio Senado presta uma homenagem ao escritor Fernando Sabino, falecido na última segunda-feira (11), reapresentando entrevista realizada em junho passado, em que o escritor e jornalista conta parte de sua vida e revela os motivos que o levaram a deixar inédito por quase 60 anos o romance Os Movimentos Simulados. Fernando Sabino foi entrevistado pela escritora Margarida Patriota, apresentadora do programa Autores e Livros.

Filho do procurador de partes e representante comercial Domingos Sabino e de D. Odete Tavares Sabino, o escritor nasceu a 12 de outubro de 1923, Dia da Criança, em Belo Horizonte.  

Em 1930, após aprender a ler com a mãe, ingressou no curso primário do Grupo Escolar Afonso Pena, tendo como colega Hélio Pellegrino, que já era seu amigo dos tempos de jardim da infância. Tornou-se leitor compulsivo, de tal forma que mais de uma vez chegou em casa com um galo na testa, por haver dado com a cabeça num poste ao caminhar de livro aberto diante dos olhos. Desde cedo revelou sua inclinação para a música, ouvindo atentamente sua irmã e o pai ao piano. 

No período de 1941 a 1944 prestou serviço militar na Arma de Cavalaria do CPOR. Iniciou o curso superior na Faculdade de Direito. Conviveu com escritores e, por indicação de seu amigo Murilo Rubião, ingressou no jornalismo como redator da Folha de Minas. Orientado por Marques Rebelo, reuniu seus primeiros contos no livro Os Grilos não Cantam Mais, publicado no Rio de Janeiro à sua própria custa. Bem recebido pela crítica, a obra lhe valeu principalmente pela carta recebida de Mário de Andrade, a partir da qual iniciou com ele uma correspondência das mais preciosas para a sua carreira de escritor.Daí em diante, Sabino escreveu dezenas de livros, como os famosos O Homem Nu (1960, Editora do Autor), O Grande Mentecapto (1979, Editora Record) e Amor de Capitu (1998, Ática).



15/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova voto de pesar pela morte de Fernando Sabino

Luis Fernando Veríssimo fala sobre música na Rádio Senado

Rádio Senado homenageia as mulheres

RÁDIO SENADO HOMENAGEIA SINATRA

RÁDIO SENADO HOMENAGEIA TIM MAIA

Rádio Senado homenageia centenário do 14-Bis