Rádio Senado relembra edição do AI-5
No próximo dia 13 completam-se 40 anos desde a edição do Ato Institucional n° 5 - o quinto e mais contundente dos decretos emitidos no período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). A Rádio Senado relembra ess fato histórico levando ao ar o especial 40 Anos do AI-5, com veiculação inédita do áudio do encontro entre o então presidente Costa e Silva com ministros de Estado para a apresentação do AI-5.
Essa edição do programa Reportagem Especial - produzido pelo repórter Cezar Motta, da Rádio Senado - é pontuada por canções da época que manifestavam o sentimento de protesto da classe artística à censura, por meio de expressões e versos metafóricos. O programa apresenta ainda depoimento do então líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na Câmara dos Deputados, Alencar Furtado - cassado pelo presidente Ernesto Geisel em 1977 por fazer uso, ao discursar na TV, de expressões associadas às práticas da ditadura militar.
O programa Reportagem Especial vai ao ar nesta sexta-feira (12) às 18h, com reprise no sábado (13), às 10h, e no domingo, às 17h.
Também na sexta-feira, no programa Visão Política, a Rádio Senado aborda a criação de municípios no Brasil, desde o período colonial até a República. O convidado do programa é o professor de História da Universidade de Brasília (UnB) e consultor do Senado, Antônio Barbosa. O programa vai ao ar às 7h30.
Já na segunda-feira (15), o programa Fique por Dentro da Lei tem como convidada a promotora Maria Lúcia Moraes, que irá falar sobre o movimento "O que você tem a ver com a corrupção?". O movimento foi lançado em 2004 por um grupo de promotores de Justiça com o objetivo de mostrar à população a necessidade de combater a corrupção até na mais simples das atividades rotineiras. O programa vai ao ar às 10h.
Também na segunda-feira, às 8h, o programa Conexão Senado apresenta debate com senadores e representantes da classe médica sobre a formação oferecida pelos cursos de Medicina no Brasil. Recentemente, o Ministério da Educação anunciou medidas cautelares para quatro cursos de Medicina de três instituições de ensino superior no país, por apresentarem situação considerada preocupante.
11/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
RÁDIO SENADO RELEMBRA TROPICÁLIA
Especial da Rádio Senado relembra os 25 anos da Lei da Anistia
Rádio Senado relembra explosão no Riocentro há 25 anos
RÁDIO SENADO RELEMBRA INÍCIO DA BOSSA NOVA EM DOIS PROGRAMAS
Reportagem especial da Rádio Senado relembra debates sobre infância e televisão
Programa de rádio Brasileiras tem edição especial sobre ações voltadas à saúde da mulher