Rádio Senado relembra explosão no Riocentro há 25 anos



No dia 30 de abril de 1981, durante um show de Elba Ramalho, Fagner e outros representantes da MPB em homenagem ao Dia do Trabalho, no pavilhão do Riocentro, no Rio de Janeiro, uma bomba explodiu dentro de um carro que estava no estacionamento. Matou um sargento do Exército, deixou ferido um capitão, provocou uma crise no regime militar e, principalmente, abalou o processo de abertura política que estava começando. O episódio será abordado pela Rádio Senado nesta sexta-feira (28), às 20h, na reportagem especial Riocentro 25 anos - uma explosão que abalou o país, e reprisado no sábado (29), às 10h; no domingo (30), às 17h; e na segunda-feira (1º), às 10h e às 17h.

O programa da Rádio Senado aborda em entrevistas e depoimentos o atentado que foi tratado nos inquéritos como o Caso Riocentro. Durante 18 anos, a versão oficial para o episódio era a de que os militares que estavam dentro do carro tinham sido vítimas de ação de entidades de esquerda para desestabilizar o regime militar que vigorava desde 1964. Em 1999, um novo inquérito sobre o caso responsabilizou o sargento Guilherme do Rosário e o capitão Wilson Machado pelo ato, com a ressalva de que se tratava de um ato isolado e não de uma ação programada institucionalmente. A explosão da bomba, inicialmente atribuída a terroristas de esquerda, foi elucidada como sendo ação ilegal planejada no Destacamento de Operações de Informações (DOI) do I Exército (RJ), destinado a barrar o processo de abertura política.

Neste final de semana, ainda, a Rádio Senado apresenta mais um episódio do especial 180 Anos do Senado Brasileiro, abordando o Senado no período Regencial, quando o parlamento discutia a maioridade de dom Pedro II. O especial é composto de 45 programas que contam a história da instituição desde a época da Roma Antiga aos dias atuais. No episódio anterior, foi destacado o começo das atividades do Senado no Brasil, que teve sua sessão inaugural em 6 de maio de 1826, com a presença do imperador dom Pedro I.

No programa deste final de semana, além da expectativa da maioridade de dom Pedro II, o ouvinte vai conhecer o período conturbado da Regência, quando surgiu uma série de revoltas, inclusive separatistas. Os temas eram abordados no Parlamento em discursos e debates dos senadores do Império, que tinham seus mandatos vitalícios. O especial vai ao ar neste sábado (29) e no domingo (30), às 21h.

28/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especial da Rádio Senado relembra os 25 anos da Lei da Anistia

Rádio Senado relembra edição do AI-5

RÁDIO SENADO RELEMBRA TROPICÁLIA

RÁDIO SENADO RELEMBRA INÍCIO DA BOSSA NOVA EM DOIS PROGRAMAS

Reportagem especial da Rádio Senado relembra debates sobre infância e televisão

Rádio Senado completa 17 anos