Rádio Senado resgata história do salário mínimo no Brasil



A Rádio Senado apresenta neste final de semana a reportagem "Os 70 anos do salário mínimo". O programa reconstitui a história do benefício que foi instituído no Brasil em 1940 pelo então presidente Getúlio Vargas. A matéria, que irá ao ar no programa Reportagem Especial, pela Senado FM (91,7MHz) e Ondas Curtas (faixa de 49m/5.990 kHz) na sexta-feira (14), às 18h, com reprises no sábado e domingo às 17h, resgata gravações de debates que ocorreram na Casa sobre o tema.

No especial, o ouvinte poderá acompanhar trechos de um discurso do senador gaúcho Paulo Brossard, que em março de 1976 criticou a política de reajuste do salário mínimo mantida pelo governo.

Autores e Livros

Já o programa Autores e Livros exibe, neste sábado e domingo, às 15h, entrevista com o jornalista e escritor Leandro Narloch, autor do recém-lançado livro Guia politicamente incorreto da história do Brasil.

Na entrevista, ele explica como fez a pesquisa que desmistifica a escravidão no Brasil e ainda reconhece os norte-americanos, os irmãos Wright, como os verdadeiros inventores do avião.

E o programa Escala Brasileira mostra no sábado (15), às 20h, entrevista com a cantora Ana Luiza e o pianista Luis Felipe Gama que fazem parte da nova safra de talentos brasileiros. No programam, ela reinterpreta clássicos da MPB e canta em espanhol.

Energia alternativa

Já a Rádio Senado Ondas Curtas apresenta no domingo, às 7h, o programa Sintonia Ambiental, tratando do tema "Produção alternativa de energia". Durante o programa um engenheiro mecânico cearense vai explicar seu mais novo invento: um poste de iluminação que produz a energia que consome. E o engenheiro agrônomo da Embrapa Meio Ambiente, Luiz Guilherme Rebelo Wadt, dará orientações para a construção de um motor de baixo custo de fabricação mais eficiente que os motores a gasolina e diesel, que pode ser movido com lenha, palha ou até mesmo energia solar.

A Rádio Senado pode ser sintonizada nos prefixos: FM 91,7 MHz (Brasília); FM 106,9 (Natal); FM 102,5 (Cuiabá); FM 103,3 (Fortaleza); e Ondas Curtas (OC) 5.990 kHz faixa de 49m. As atrações da rádio também podem ser acessadas na internet.



13/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana diz que o Brasil terá pela primeira vez na história uma política de valorização real do salário mínimo

Rádio Senado debate as conseqüências do reajuste do salário mínimo previsto para 2009

TV Senado resgata história de sonhadores

Exposição resgata a história da luta pela democracia no Brasil

RÁDIO SENADO RESGATA ANTECEDENTES DO AI-5

PROGRAMA "BRASIL 500 ANOS", DA RÁDIO SENADO CONTARÁ A HISTÓRIA DO PAÍS DESDE O DESCOBRIMENTO