Raimundo Colombo quer que Senado lidere ação para evitar novo "apagão" energético
O senador Raimundo Colombo (DEM-SC) disse em Plenário que o Senado deve encabeçar um plano de ação para evitar a ocorrência de uma nova crise no setor energético como a que ocorreu em 2001 e provocou o racionamento de energia elétrica. O senador afirmou que especialistas prevêem uma nova crise, possivelmente mais grave do que a anterior, já para 2010 ou 2011.
- Temos que aproveitar a vantagem estratégica do setor hidrelétrico; temos que combater a falta de visão integrada do governo sobre questões setoriais e acabar com essas brigas entre um ministério e outro - sugeriu o senador, referindo-se aos conflito entre ministérios como das Minas e Energia, Casa Civil e do Meio Ambiente com relação a investimentos e licenciamento ambiental.
Para evitar um novo racionamento, de acordo com Colombo, é preciso investir em fontes alternativas de energia, implantar mais rapidamente os projetos de novas usinas, adequar melhor as comissões de infra-estrutura do Senado e da Câmara, entre outras medidas.
Raimundo Colombo explicou que o novo "apagão" energético teria como causa a incapacidade do parque produtor de energia de acompanhar o crescimento da economia e o aumento do consumo - incapacidade provocada pela falta de investimentos no setor.
Outro motivo de preocupação, segundo ele, é a possibilidade de haver escassez de chuvas, fazendo diminuir o nível das barragens das hidrelétricas. Outros problemas que precisariam ser contornados para evitar a crise seriam a falta de um marco regulatório claro para o setor e as exigências, que ele classificou como "absurdas", do Instituto Brasileiro do Meio Ambientee dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para autorizar o licenciamento ambiental de novas usinas.
10/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raimundo Colombo: governo federal precisa investir em rodovias para evitar acidentes
Raimundo Colombo é o novo líder da minoria
Agripino teme novo apagão energético
Raimundo Colombo quer incluir nas páginas da Internet atalhos para fotos de pessoas desaparecidas
Raimundo Colombo quer proposta de reforma tributária
Raimundo Colombo quer aumentar oferta de vacinas no país