Raimundo Colombo quer incluir nas páginas da Internet atalhos para fotos de pessoas desaparecidas



Tramita na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), aguardando recebimento de emendas, projeto de autoria do senado Raimundo Colombo (DEM-SC) que obriga as entidades e os órgãos públicos a inserir, nas páginas que mantêm na Internet, atalhos para bases de dados oficiais contendo fotos de pessoas desaparecidas (PLS 229/08).

Para Raimundo Colombo, a sociedade brasileira defronta-se com uma real necessidade de resolver o problema do alto número de pessoas desaparecidas no país. Ele lembra que, hoje, no Brasil, só no segmento de crianças e adolescentes, cerca de 40 mil indivíduos desaparecem por ano. A maior parte, registra o senador, é encontrada nas primeiras 48 horas, mas um percentual significativo, entre 10% e 15%, permanece desaparecido por longos períodos de tempo e alguns casos jamais são resolvidos.

Ao justificar seu projeto, o senador diz que o público em geral é grande auxiliar no trabalho de investigação da polícia. Buscando essa ajuda, completou, já se recorreu a diferentes veículos de divulgação, entre eles contas de luz, embalagens de leite e anúncios na televisão.

"Chegou a hora de aproveitar o vasto potencial representado pela rede mundial de computadores", justifica o senador.

Raimundo Colombo acredita que a divulgação dos casos pela Internet alcançaria facilmente um público de centenas de milhares de pessoas, recrutando uma parcela considerável de auxiliares do trabalho dos setores envolvidos na busca de desaparecidos.

Em seu projeto, Raimundo Colombo explica que a iniciativa não demanda, para sua implementação, nem grandes esforços, nem alta competência tecnológica, nem tampouco vultosos recursos financeiros.

"Ao contrário, iria aproveitar programas, já em plena operação, preparados pelo governo federal em conjunto com diversos outros entes federativos. Para isso, basta a inclusão, na programação das páginas na Internet mantidas pelo órgão público, de um pequeno trecho de código de um computador", explica o senador.



12/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


2ª Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas divulga fotos via internet

Raimundo Colombo quer que Senado lidere ação para evitar novo "apagão" energético

Raimundo Colombo quer proposta de reforma tributária

Raimundo Colombo quer aumentar oferta de vacinas no país

Raimundo Colombo rejeita CPMF e quer voto aberto no Congresso

Raimundo Colombo quer prazo curto e regra mais vantajosa na análise de endividamento de municípios