Raimundo Colombo: reconhecimento como zona livre de febre aftosa é grande conquista para os catarinenses



O senador Raimundo Colombo (DEM-SC) informou, nesta quarta-feira (23), que a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) reconheceu o estado de Santa Catarina como zona livre de febre aftosa, sem vacinação. De acordo com o parlamentar, trata-se de uma grande conquista para os catarinenses e para o Brasil, alcançada graças ao esforço integrado do setor público com a iniciativa privada e as entidades de classe.

- Santa Catarina tem um modelo de minifúndio em que a presença das empresas, em sistema de consórcio, e a ação do governo, como elemento de apoio, se tornam indispensáveis. Não se trata de um lance de sorte, mas do resultado de muito trabalho - disse.

Segundo o senador, os produtores de Santa Catarina enfrentam muitas dificuldades. Ele informou que o preço da venda dos suínos, por exemplo, é inferior aos custos de produção. Além disso, acrescentou que o volume de exportações do setor de carnes do estado caiu de US$ 386 milhões, em 2005, para US$ 72 milhões, em 2006.

Em sua opinião, segundo ele compartilhada por autoridades ligadas ao setor agropecuário de Santa Catarina, a obtenção do certificado da OIE fará toda a diferença, já que os mercados internacionais que pagam os melhores preços só compram produtos de origem bovina e suína de países ou de zonas reconhecidas internacionalmente como livres de febre aftosa sem vacinação.

Raimundo Colombo lembrou, porém, que ainda há muitos desafios a serem enfrentados, principalmente no que se refere aos pequenos produtores, que terão de adequar suas propriedades às exigências do mercado internacional. Ele citou, por exemplo, a necessidade da obtenção da licença ambiental, da comprovação do bem-estar animal, da proibição do trabalho infantil e da garantia dos direitos dos trabalhadores.



23/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli registra reconhecimento de Santa Catarina como estado livre da febre aftosa

Estado de São Paulo livre da febre aftosa: Reconhecimento internacional sai em Paris

Zona livre de aftosa: São Paulo tem reconhecimento internacional oficializado em Paris

Zona livre de aftosa: São Paulo tem reconhecimento internacional oficializado em Paris

Apesar de reconhecida como região livre de febre aftosa, ações continuam na fronteira do MS

Raimundo Colombo comunica morte de italianos que vieram ajudar catarinenses desabrigados