Ramez Tebet anuncia acordo com BID para defesa do Pantanal



A assinatura de um contrato entre o governo federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinado a financiar o desenvolvimento sustentável da região do Pantanal, foi anunciado em plenário, nesta terça-feira (dia 5) pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS). Ele informou que serão aplicados US$ 82,5 milhões no gerenciamento e na conservação dos recursos naturais da Bacia do Alto Paraguai, dentro do Programa Pantanal, que irá incentivar atividades econômicas compatíveis com o ecossistema e promover as condições de vida da população da região.

- O Brasil quer crescer respeitando a natureza e a vida. A defesa do meio ambiente é a defesa dos direitos humanos; ela deve contribuir para eliminar as diferenças entre as regiões mais ricas e as mais pobres do mundo e para que aqui no Brasil tenhamos, também, uma situação menos injusta - afirmou Ramez Tebet.

O senador ressaltou a importância do evento lembrando a comemoração, nesta terça-feira (dia 5), do Dia Mundial do Meio Ambiente. Para Ramez Tebet, a questão do meio ambiente é vital para o mundo e não tem sido discutida dentro de uma perspectiva mais realista. Ele lembrou que os países ricos são os que mais contribuem para a degradação do meio ambiente e, no entanto, tentam impor regras que só devem ser obedecidas pelos países pobres.

As ações do Programa Pantanal, informou Ramez Tebet, atingirão um total de 40 municípios situados na região do Pantanal. No estado do Mato Grosso do Sul serão beneficiados 1,1 milhão de habitantes, além da população de 39 aldeias indígenas. Nove municípios serão atendidos com ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água e de tratamento de esgoto, o que beneficiará 305 mil famílias, a maioria de baixa renda.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) ressaltou que a questão do meio ambiente faz parte da discussão dos direitos humanos. "Ofender a natureza é ofender os direitos humanos; ofender um ecossistema tão lindo como o Pantanal é realmente ofender os direitos da pessoa humana", disse Maldaner.

05/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


RAMEZ TEBET APLAUDE PROJETO PANTANAL

Ramez Tebet cobra execução do Projeto Pantanal

Ramez Tebet elogia acordo preliminar do PMDB para sucessão no Senado

Ramez Tebet anuncia na manhã de quarta se Arruda pode votar

Ramez Tebet: segurança é prioridade para o Senado

RAMEZ TEBET PEDE URGÊMCIA PARA REFORMA POLÍTICA