RAMEZ TEBET CRITICA O BC



O Banco Central não está cumprindosua verdadeira finalidade, que é a defiscalizar, regulamentar e controlar o sistema financeiro do país, mediante uma ação preventiva, afirmouo senador Ramez Tebet (PMDB-MS), para quem o que ocorre atualmente com o sistema bancário brasileiro poderia ter sido evitado caso o BC cumprisse o seu papel.

- Assim, é inadmissível que, tendo o Banco Central esse papel, os pequenos e médios poupadores tenham prejuízo a exemplo do que está ocorrendo atualmente com os clientes do Banco Econômico - declarou. Tebet disse esperar que o governo adote mecanismos capazesde proteger as parcas economias dos aposentados,pensionistas epequenos correntistas.

Para o senador, "é muito dolorida" a situação dos pequenos poupadores, sem qualquer garantia para seus depósitos bancários.Ramez Tebet manifestou sua intenção de aguardar "a propalada" iniciativa do governo no sentido de se exigir seguro para a garantia desses depósitos indispensáveis ao sustento dospequenos e médios poupadores.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Reportando-se à reforma tributária, o senador Ramez Tebet manifestou a convicação de que o grande objetivo daproposta encaminhada pelo governo é apenasaumentar a receita da União, em detrimento dos estados e municípios.Mato Grosso do Sul e osdemais estados doCentro-Oeste, como informou, seriam os mais prejudicados, já que, por terem sua economia baseada na agricultura e napecuáaria, sofreriam grande perda de arrecadação de impostos.

Outro problema que o senador identifica nareforma tributária, e que a seu ver deve merecer toda atenção do Congresso Nacional, está relacionado às pequenas e médias empresas,não contempladas devidamentenaproposta do Executivo. No entendimento de Tebet,ogoverno precisa também reconhecer que há um número muito grande de brasileiros na economia informal. "É necessário colocar algum dispositivo que incentive e proporcione oportunidade para acabar com aeconomia informal no país", sentenciou.



28/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


RAMEZ TEBET CRITICA POSSIBILIDADE DE REGIONALIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO

RAMEZ TEBET CRITICA URGÊNCIA PARA PROJETOS SOBRE ENDIVIDAMENTO

CAE homenageia Ramez Tebet

RAMEZ TEBET CONTESTA PRIVATIZAÇÕES

RAMEZ TEBET FAZ DIAGNÓSTICO DA JUSTIÇA

RAMEZ TEBET ENALTECE DIA DA JUSTIÇA