Randolfe critica financiamento de empresas a campanhas políticas
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) declarou, nesta quarta-feira (19), que o fim do financiamento privado de campanhas políticas seria a mais importante e republicana reforma política da história do Brasil. Randolfe informou que há uma ação com esse teor, provocada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Supremo Tribunal Federal (STF). O senador disse esperar que essa ação seja julgada o mais rápido possível no STF.
Randolfe informou que foi convidado pela OAB-DF para falar sobre temas da reforma política e disse que a ação proposta pela entidade é o tema mais importante da reforma política e pode ser considerada uma revolução. Ao pedir o fim do financiamento privado, registrou o senador, a OAB presta um belo serviço ao país.
- É a mais radical reforma no ordenamento jurídico brasileiro, pois acabará com esse vínculo entre empreiteiras, banqueiros e políticos – declarou o senador, em discurso no Plenário.
Para o senador, as mudanças da chamada minirreforma eleitoral, aprovada no ano passado, não são suficientes para alterar a cultura política do país. Randolfe defendeu a doação de pessoa física e disse que o lógico é o cidadão que vota decidir se vai financiar uma campanha. Ele ressaltou que as empresas terminam desequilibrando o jogo eleitoral, pois têm mais dinheiro para investir.
- Não é republicano um sistema que transporta para os governos os negócios acordados durante as eleições – declarou.
19/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy defende financiamento público de campanhas políticas
Jorge Viana defende mudança no financiamento de campanhas políticas
LOBÃO QUER FINANCIAMENTO PÚBLICO PARA CAMPANHAS POLÍTICAS
Randolfe critica financiamento privado de campanha
PT quer CPI do Financiamento de Campanhas
FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS VAI A EXAME NA CCJ