Randolfe destaca postura do JB em 'momentos difíceis da história'



O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou nesta segunda-feira (16) que a posição de independência nos momentos mais difíceis da história é o que mais o impressiona na trajetória de 120 anos do Jornal do Brasil.

Em sessão de homenagem ao jornal, nesta segunda-feira (16), o parlamentar citou um episódio que marcou o JB em seu início: a publicação do manifesto da Revolta da Armada, de Custódio de Melo, em 1893.

Por conta desse ato de independência, o então presidente Floriano Peixoto mandou caçar o redator-chefe do jornal, Rui Barbosa, "vivo ou morto", lembrou Randolfe. A represália do governo manteve o JB fechado por mais de um ano.

A mesma postura de independência, de acordo com o senador, se repetiu no Estado Novo (1937-1945) e no regime militar instaurado em 1964. Em 2 de abril daquele ano, enquanto o conjunto dos jornais noticiava a implantação de novo governo no país, o Jornal do Brasil circulou com a manchete: "Goulart resiste no Sul e Congresso empossa Mazzilli".

- O jornal destacou que o que estava ocorrendo naquele momento era concretamente um golpe militar e civil. Foi o Jornal do Brasil o único a veicular a verdade naquele 2 de abril de 1964.

Randolfe citou várias outras manchetes do JB em momentos críticos da vida política do país, como a de 14 de dezembro de 1968, um dia depois da edição do Ato Institucional 5 (AI-5), com destaque para a decretação do recesso do Congresso Nacional por tempo ilimitado.

- No cantinho da página estava lá: "Ontem foi o dia dos cegos" - lembrou Randolfe.

Para o senador, em diferentes episódios da vida política nacional, o JB tomou posição clara pela democracia e "não titubeou em relação a isso, nem ocupou a posição cômoda da neutralidade".



16/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


"O Congresso nunca faltou ao país em momentos difíceis", diz Sarney

Paim diz que Constituinte foi "um dos momentos mais bonitos da história do Brasil"

Simon diz que país vive momentos mais violentos da história

Os Dragões da Independência participaram de momentos importantes da história do Brasil, lembra Garibaldi

MOSTRA DESTACA MOMENTOS HISTÓRICOS DO BRASIL

César Borges destaca momentos marcantes dos 200 anos da Faculdade de Medicina da UFBA