Cristovam lamenta as más notícias da semana: morte de Déda e resultados da economia e da educação



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que a semana trouxe uma série de notícias tristes. Uma delas foi a morte do ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda. Recordou que quem conheceu Déda sabe que foi um homem com princípios e combatividade.

- Duas coisas que faltam muito hoje naqueles que antes tinham combatividade e que antes tinham princípios - disse nesta quarta-feira (4) em Plenário.

Mas o senador do Distrito Federal mencionou outras notícias ruins. Destacou a queda de 0,5% no produto interno bruto (PIB) no período de julho a setembro, em comparação com o trimestre anterior. Igualmente negativa, segundo Cristovam, foi o relatório da Organização Transparência Internacional que apontou o Brasil como 72º colocado entre 177 países na percepção de corrupção. Outra má notícia foi o desempenho dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012.

Os estudantes do Brasil ocuparam o 58º lugar em matemática, o 55º lugar em leitura e o 59º lugar em ciências em um ranking de 65 países. De acordo com o governo federal, houve avanços, mas Cristovam Buarque avalia que a realidade não é bem essa.

- Nós estamos atrás do México, do Uruguai, do Cazaquistão e de muitos outros países, cujo potencial econômico é muito menor do que o Brasil.

Cristovam Buarque afirmou também que vai apresentar uma proposta alternativa ao Plano Nacional de Educação, que deverá ser votado no Plenário do Senado na próxima quarta-feira. Contou vai propor que todas as escolas passem a ser federais.

- Vou apresentar uma emenda substitutiva propondo que o caminho do Plano Nacional de Educação ser a federalização da educação de base. Se nós transformássemos as nossas escolas em escolas federais nós estaríamos, pelas minhas contas em 15º lugar no Pisa.



04/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros lamenta morte de Marcelo Déda

Fátima Cleide destaca PAC da Educação como uma das boas notícias da semana

Randolfe lamenta resultados do Ideb e aponta estagnação na educação básica

Senadores lamentam morte de Marcelo Déda

Cristovam lamenta posição do Brasil no que diz respeito à qualidade da educação pública

Cristovam lamenta baixos salários de professores e pede revolução na educação